O Ministério da Cultura aprovou o projeto Viagem Musical da Orquestra de Sopros de Fernandópolis que visa à realização de apresentações em 24 municípios da região noroeste de São Paulo, preferencialmente aqueles que têm, no máximo, 10 mil habitantes.
A Orquestra já estabeleceu uma lista das cidades onde se apresentará, porém, o que falta são recursos financeiros para efetivar o projeto. Segundo Raphael Martins, diretor artístico assistente e professor de flauta, o melhor meio para obter essa verba é que novas empresas e pessoas físicas comecem a repassar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, até 4% do Imposto de Renda devido.
A Orquestra tem aproximadamente 45 músicos e se mantém por meio de uma verba repassada pela prefeitura e cachês de apresentações pela região. Os recursos conquistados até hoje por meio das Leis de Incentivo à Cultura são usados para aquisição de novos instrumentos musicais.
Empresas como a Agrícola Arakaki, Azamoto Yamaha, Alcoeste, Massey Ferguson, Unimed e Secol já são parceiras da Orquestra.
A Corporação está mais bem equipada depois da captação de recursos para a compra de instrumentos musicais e sente a necessidade de levar o trabalho realizado para a sua região, já que a maioria dos concertos realizada por grandes orquestras sempre procura os grandes centros culturais e teatros, onde há um público formado e trabalhos culturais mais desenvolvidos.
A intenção é fazer o caminho inverso, buscando vilarejos e pequenos municípios, onde se pode atingir, inclusive, o público da zona rural.
As empresas ou pessoas físicas que também queiram ser parceiras da OSFER podem entrar em contato por meio do telefone: (17) 3463-3373 ou pelo e-mail:
[email protected].