Produção de levedura seca da Alcoeste é penta no MasterCana

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Produção de levedura seca da Alcoeste é penta no MasterCana
O MasterCana é uma tradicional premiação setorial que, há 19 anos, vem reconhecendo o mérito daqueles que trabalham por uma agroindústria canavieira sustentável, pujante e dinâmica, premiando pessoas e organizações que se destacam na busca pelo aprimoramento tecnológico, humano e sócio-econômico do setor, assim como no fornecimento de bens e serviços para esta importante atividade econômica.

No dia primeiro de setembro, em Sertãozinho/SP, aconteceu a entrega da premiação, que reuniu cerca de duas mil pessoas, dentre as quais representantes da produção sucroalcooleira do país, líderes empresariais, fornecedores, traders, bancos e corretoras.

Pela quinta vez consecutiva a Alcoeste recebeu o prêmio “MasterCana Desempenho 2008 – Produção e Exportação de Levedura Seca”. Fernanda Carnielo Garcia, engenheira de alimentos responsável pelo controle de qualidade da fábrica de leveduras, e Donato Henrique Dericco, químico responsável da Alcoeste, representaram a empresa na solenidade.

O Prêmio MasterCana é uma realização da Procana – Informações e Eventos, empresa que edita as publicações líderes no mercado sucroalcooleiro: JornalCana, Anuário da Cana e o site procana.com.


LEVEDURAS DA ALCOESTE
Em agosto de 2004, para manutenção da conquista do mercado europeu e comprovação da qualidade superior do produto, a Alcoeste, uma das empresas do Grupo Arakaki, definiu como prioridade a certificação da fábrica de levedura, pela norma GMP13 Quality Control of Feed Materials for Animal Feed (hoje, norma GMP-B2), baseada nas ferramentas de segurança alimentar APPCC e BPF, que visam a controlar os perigos de contaminação do produto, exigidas pelo órgão governamental holandês PDV (Product Board Animal Feed) aos fornecedores estrangeiros de ingredientes para ração animal, fato concretizado em novembro de 2004.

Buscando a diversificação e crescimento junto ao mercado externo das leveduras, a Alcoeste possui um amplo mix de produtos, produzindo além da Supracell, dois outros tipos de levedura autolisadas e a parede celular, onde todas têm como prioridade, melhorar o índice zootécnico dos animais por se tratar de ótimas fontes de proteína e, em especial esta última, com função prebiótica.

As leveduras autolisadas são desenvolvidas com cepas específicas de levedura Sacaromyces cerevisiae, obtidas de avançada e específica tecnologia de fermentação, que ativa naturalmente as enzimas degradativas, presentes na levedura viva como glucanases, proteases, nucleases e fosfodiestases. Esta ativação das enzimas conduz a quatro modos de ação, combinando eficiência alimentar, digestibilidade, imunidade e palatabilidade.
Em 2008, a Alcoeste teve um aumento de 27% na produção de suas leveduras.