Fernandópolis participa da Viagem Literária

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandópolis participa da Viagem Literária
Apenas 40 cidades do estado foram escolhidas para receber o projeto da Secretaria de Estado da Cultura que vai levar para bibliotecas municipais atrações ligadas à literatura. O projeto formado por quatro módulos, começou em Fernandópolis nesta quinta-feira, dia 28, com a apresentação da escritora infanto-juvenil Carla Caruso.

O projeto tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e criar frequência de acesso as bibliotecas municipais. Ele vai de agosto à novembro seguindo a programação montada pela secretaria: agosto (contação de histórias e encenação com tema literário); setembro (bate-papo com escritor consagrado sobre suas referências literárias);

outubro (bate-papo com cronista sobre a produção de crônicas e temas variados) e em novembro (oficinas de criação literária).

De acordo com a Diretoria Municipal de Cultura, co-produtora do projeto, neste primeiro módulo da Viagem Literária, aproximadamente 450 crianças de 8 escolas participaram da atividade literária realizada na Biblioteca Municipal.

Durante os encontros da Viagem Literária, a escritora paulistana Carla Caruso conta histórias relacionadas com seus livros. “A história que escolhi para o encontro de Fernandópolis foi “Tarsila e o estranho morador da floresta” que inventei a partir do meu livro para crianças que narra a infância da pintora brasileira Tarsila do Amaral”, revela Caruso.

No encontro também foi trabalhado a leitura dos poemas da coleção bicho-de-livro e dos Poemas para Assombrar (último lançamento da escritora). Carla também realizou um bate-papo sobre leitura e literatura, ouvindo das crianças suas histórias preferidas, os personagens, as aventuras etc. “Como tenho livros de vários gêneros vou explicar as diferenças entre eles: O que é uma biografia; O que é um texto de ficção; O que é poesia etc”, comentou.