A Ciranda de Esporte e Lazer Rural é um programa do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da FAESP (Federação Agricultura do Estado de São Paulo) em parceria com o Sindicato Rural de Fernandópolis. A segunda edição do evento foi realizada domingo, dia 24, no Centro Comunitário do bairro rural Caxi.
Com o objetivo de promover o resgate das culturas tradicionais do homem do campo e a integração entre os moradores das comunidades rurais, foram desenvolvidas atividades que possibilitaram a interação entre as famílias dos produtores rurais. O encontro contou com a participação de moradores dos bairros Córrego Lajeado, Córrego das Pedras, Caxi, Barreirinho, Córrego do Coqueiro e Brasitânia, sede da primeira ciranda rural.
Lazer e esportes não faltaram durante esse dia, com programação diversificada. Os presentes participaram de atividades que foram desde provas tradicionais como corrida do saco, dança das cadeiras, truco, pau de sebo e bingo até competições curiosas como a degustação de galinhada e cerveja, e o campeonato de ordenha.
Esse evento é importante porque ao mesmo tempo em que promove a integração das populações dos bairros rurais, também possibilita momentos de lazer, esporte e confraternização para as famílias, além da preservação da cultura do homem do campo. A intenção é que esse evento seja periódico, disse o presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, Marcos Antônio Mazeti. No evento, ele fez agradecimento especial à equipe do Caxi, que gentilmente ofereceu o espaço para o evento, a Paulo Binhardi, diretor do Sindicato Rural e um dos organizadores da Ciranda, ao coordenador do Senar em Fernandópolis Nelson Gregorini e aos parceiros do evento, em especial a Fundação Educacional de Fernandópolis, que colaborou com a Ciranda inclusive cedendo monitores e alunos da Educação Física para ajudar na organização das atividades.
O campeonato de ordenha (prova que consistia em tirar o maior volume de leite em apenas três minutos) e a degustação de cervejas (onde os participantes tinham que acertar a marca de cada cerveja que estavam provando) foram os destaques da Ciranda de Esporte e Lazer. A degustação de galinhada também prendeu a atenção dos presentes e dos juízes que tiveram a difícil tarefa de eleger o prato mais gostoso.
Uma caminhada de meia hora pelo Caxi abriu, logo pela manhã, as atividades esportivas do encontro. O futebol também teve espaço na programação da ciranda, com jogos nas modalidades feminino e masculino. Os campeões das atividades ganharam troféus e as crianças participantes ganharam medalhas. Os vencedores do bingo levaram para casa brindes oferecidos por empresas parceiras do Sindicato Rural. Com muita sorte e persistência, o garoto que conseguiu subir no pau de sebo ganhou um celular.
O evento também contou com a presença de empresários e autoridades locais como Alberto Matos, assessor do deputado estadual Barros Munhoz, que elogiou a iniciativa do Sindicato Rural em promover a Ciranda.