O presidente da Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, Ubaldo Martins, revelou ontem que o projetado debate entre os candidatos a prefeito de Fernandópolis Ana Bim (PDT), Carlos Lima (PT) e Luiz Vilar (DEM) pode não se realizar.
Segundo Martins, apenas o candidato Carlos Lima se mostrou disposto a comparecer em qualquer dia e local. Os demais sugeriram datas em que há janelas em suas agendas, disse Martins.
O presidente disse que Ana Bim sugeriu o dia 30 de setembro e Vilar, o dia 1º de outubro. Por não ver como conciliar um encontro dos três, Martins decidiu organizar palestras individuais dos candidatos nos dias 5, 12 e 19 de setembro, apenas com a presença das entidades e convidados. Ele não falou se a imprensa terá livre acesso, nem se haverá transmissão radiofônica.
Ouvido pelo site, Carlos Lima estranhou a postura do presidente da associação. O candidato do PT criticou a falta de empenho pela realização do debate: Queremos levar nossas idéias ao povo, e o debate de idéias é o exercício pleno da democracia. Pena que alguns a temam, afirmou.
Um observador da cena política garantiu na tarde de terça-feira que um conhecido advogado da cidade, que assessora uma das coligações, orientou seu candidato para que não comparecesse ao debate. Procurado pela reportagem, o advogado não foi localizado.