Uma gráfica de Fernandópolis está trabalhando a 13 mil por hora. Explica-se: a mais nova aquisição da Editora Ferjal - uma máquina offset, com 4 unidades, tem capacidade para rodar 13 mil impressos por hora. A velocidade está associada à qualidade, graças aos recursos da impressora Sakurai Oliver 472, formato 720x520mm.
A chegada do equipamento aconteceu no dia 23. Foram necessários uma carreta para a viagem de São Paulo a Fernandópolis, um caminhão de apoio e um guindaste para a operação de transbordo, realizada por empresa especializada em transporte de máquinas pesadas.
Negociada com a T.Janer, fornecedora de papel e equipamentos gráficos, a impressora adquirida pela Ferjal abriga em sua estrutura de 17 toneladas o que há de mais moderno na tecnologia gráfica. A velocidade de impressão, acima de 10 mil por hora, permite rendimento contínuo de um serviço para outro, já que a troca de chapa é comandada por um sistema totalmente automático.
Para atender ao novo ritmo, ditado pela chegada da impressora, a empresa adquiriu também uma guilhotina computadorizada de origem chinesa e uma dobradeira Stall, fabricada na Alemanha. O prédio da Ferjal, de 500 m2, próximo ao Terminal Rodoviário, foi amoldado para receber os novos equipamentos.