O Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), um órgão da Fundação Prefeito Faria Lima, promoveu em Fernandópolis na última terça-feira, 19, o curso Eleições Municipais 2008, que já aconteceu nas cidades de Marília, São José do Rio Preto, Piracicaba, Jundiaí, Sorocaba, Santos, São Caetano e São Paulo.
Em Fernandópolis, o curso foi realizado numa parceria com a 45ª Subsecção da OAB, que cedeu o anfiteatro para a realização do evento. O curso tem como objetivo preparar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para o processo eletivo. A capacitação também tem o intuito de divulgar a legislação eleitoral e sua aplicação no dia-a-dia, com a exposição de situações práticas.
Foram abordados temas como a propaganda eleitoral, o financiamento das campanhas e como deverá ser a prestação de contas. O expositor foi José Carlos Macruz, bacharel em Direito e funcionário de carreira do Cepam.
Leandro Mendes, assessor da presidência do Cepam, explicou que o programa tem por objetivo divulgar, em todo o Estado, as regras eleitorais vigentes, que mudaram muito desde o pleito de 2004. É importante ressaltar que o curso não tem apenas o objetivo de preparar o candidato para as eleições. A intenção é integrar todo cidadão no processo eleitoral e é por isso que qualquer pessoa pode participar do curso, que é prático e sem linguagem técnica, comentou.
Os participantes do curso Eleições Municipais 2008 receberam material didático completo, incluindo o livro de bolso Pode! Não pode!, um manual sobre as eleições 2008, além do Jornal de Perguntas e Respostas.
A OAB se aliou a esse evento no intuito de contribuir para o fortalecimento da democracia e das instituições democráticas. É por meio da facilitação da informação que a Ordem quer, cada vez mais, ajudar na manutenção e aprimoramento do Estado de Direito, disse Henri Dias, presidente da 45ª Subsecção da OAB Fernandópolis.
A Fundação Prefeito Faria Lima completou recentemente 40 anos e desde a sua criação se preocupa com a questão da formação de candidatos e a melhoria das gestões municipais.