A Santa Casa de Jales acaba de firmar convênio com a Unicastelo para fornecer estágio prático, em sistema de internato, aos alunos do 6º ano do Curso de Medicina, na área de Terapia Intensiva Neonatal. Com isso, a Santa Casa passa a ser considerada como um hospital de ensino médico, vinculado àquela faculdade.
O médico pediatra Mauro Suetugo, supervisor do estágio, explicou que a Unicastelo já tem um convênio com a Santa Casa de Fernandópolis, envolvendo Clínica Médica, Pediatria, Clínica Cirúrgica, Ginecobstetrícia, Emergência e na área de Saúde Pública que exigem a presença dos alunos no hospital e em um posto de saúde, por se tratar de atividade prática.
Essas atividades começam no quinto ano, com os alunos passando por todas essas disciplinas, em sistema de rodízio por turmas, atendendo e realizando os primeiros contatos com os pacientes.
Para isso eles precisam de preceptores, que são os médicos que dão o apoio assistencial a esses alunos que passam a receber as orientações práticas de como atender esses pacientes, contando ainda com os professores que dão as aulas teóricas e práticas, durante o internato.
Como a Santa Casa de Fernandópolis não tem UTI Neonatal e a faculdade exige estágio prático nessa área, a Unicastelo firmou convênio com a Santa Casa de Jales para fornecer o estágio aos alunos do 6º ano, durante todo o ano letivo.
Os alunos ficam no hospital durante as 24 horas do dia, onde fazem todas as atividades, divididos em turmas de seis, com três permanecendo na enfermaria, em Fernandópolis e a outros três ficando em Jales. E assim eles vão se revezando.
A estrutura de ensino em Jales envolve os médicos que atuam na UTI Neonatal e que passam a exercer suas funções como preceptores desses alunos, tendo Mauro Suetugo como supervisor, aqui e em Fernandópolis.
ACOMPANHAMENTO
Mauro explicou que com essa parceria, a Santa Casa passa a ter uma característica de hospital de ensino, inclusive para as possíveis vistorias do MEC para avaliação do estágio e das atividades que estão sendo desenvolvidas, a estrutura oferecida para os alunos e principalmente o nível dos receptores.
Essa avaliação deverá ocorrer ainda este ano porque a faculdade está em fase de reconhecimento, o que deve acontecer até a formação da primeira turma, no primeiro semestre de 2009.
Para a Santa Casa o convênio é importante, pois prevê algumas melhorias, através da Unicastelo, inclusive para a UTI Neonatal, sendo que o hospital também poderá até pleitear alguns recursos adicionais do governo, por conta disso.
A Santa Casa também já é referência, na UTI Neonatal, desde 2002, pois era a única existente na região, fora de São José do Rio Preto. Mauro informou que até agora já passaram pela UTI mais de 600 pacientes, muitos de locais distantes, das regiões de Rio Preto, Araçatuba, Barretos e outras, além dos estados vizinhos.
A Santa Casa já mantém convênio com a Unijales e com o IEP, para a realização de estágios em alguns de seus cursos, como informou o diretor administrativo, Carlos Henrique di Bernardo Merighe. (Fonte: Jornal de Jales)