Veterinária e Agronomia da Unicastelo se destacam em avaliação do MEC

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Veterinária e Agronomia da Unicastelo se destacam em avaliação do MEC
Avaliação in loco realizada em Fernandópolis deu notas 4 para Agronomia e 3 para Veterinária, desempenhos similares aos de escolas públicas

No dia 11 de novembro de 2007, o campus Fernandópolis da Unicastelo recebeu a visita de duas equipes do MEC, que vieram avaliar os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. A visita in loco faz parte do Programa de Avaliação da Educação Superior, com fins ao reconhecimento e renovação do reconhecimento dos cursos.

Os avaliadores observaram três dimensões de análise: Organização Didático-pedagógica; corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo; e as instalações físicas. O resultado foi divulgado no início deste mês e os dois cursos alcançaram excelente resultado. Em uma escala que vai até 5, Agronomia obteve a 4 quatro e Medicina Veterinária alcançou a nota 3. Os resultados obtidos pela Unicastelo são os mesmo obtidos em instituições públicas de ensino superior, como a Unesp de Botucatu e de Jaboticabal, na Agronomia, e a Unesp de Botucatu e a Universidade Federal de Uberlândia, na Veterinária.

Entre as “forças” apontadas pelos avaliadores no curso de Agronomia, está que o curso é composto por um quadro de docentes com experiência acadêmica e profissional, sendo capacitados em suas áreas de ensino, podendo, portanto, desenvolver trabalhos que tragam benefícios para a instituição de ensino como um todo.

Na Veterinária, entre muitas “forças”, a estrutura acadêmica, como laboratórios e o Hospital Veterinário, foi destacada como adequadas à formação dos alunos. O corpo docente qualificado também mereceu ênfase da equipe de avaliadores.

Para os coordenadores dos cursos, o resultado é uma prova da qualidade do ensino oferecido na universidade. “Temos um corpo docente muito qualificado e uma excelente estrutura de ensino”, destacou Andréa Sanches, coordenadora da Agronomia. “Nossa preocupação é tanto na formação profissional dos alunos como no incentivo à pesquisa, o que promove uma ótima condição de aprendizado”, complementou Bonuti, da Veterinária.

O resultado desta avaliação do MEC veio confirmar o bom índice conquistado no último exame do ENADE (Exame de Desempenho dos Estudantes), também do Ministério da Educação, quando ambos os cursos já haviam conquistado a nota 4.

“Agronomia e Medicina Veterinária são os cursos mais tradicionais do campus Fernandópolis e é ótimo ver que chegamos a um patamar de excelência na qualidade do ensino”, ressaltou Amauri Piratininga, coordenador geral do campus.