Na tarde desta terça-feira, dia 12, membros do Conselho Tutelar de Fernandópolis estiveram na Vara da Infância e Juventude para protocolar pessoalmente junto ao juiz Evandro Pelarin ofício relatando a triste história da menina G., de seis anos.
Os vizinhos da casa de G. escutaram constantemente o choro de uma criança desde a sexta-feira, dia 8. Pelo fato do choro ter continuado, no sábado, dia 9, ligaram para o plantão do Conselho Tutelar e relataram o fato.
O conselheiro Alan José Mateus foi até a casa da vítima, que fica na Travessa Formosa, do Jardim Higienópolis, e constatou que a criança realmente estava sozinha, trancada dentro da residência, com muito medo e recusou-se em abrir a porta. O conselheiro pediu apoio à Polícia Militar que, juntamente com um chaveiro, providenciou a abertura da porta.
Ao entrarem na casa, se depararam com G., que estava escondida no banheiro com muito medo. O conselheiro relatou que a criança estava com o rosto marcado por lágrimas e havia muita sujeira e mau cheiro no local. De tanto medo em ficar sozinha, G. empurrou a cama e a mesa para perto da porta, na tentativa de impedir que alguém entrasse na casa. Segundo ela, sua mãe, que viajou para São Paulo juntamente com o namorado e a filha mais nova, a orientou para que deixasse a televisão sempre ligada e os vizinhos não percebessem que a menor estava sozinha. A menina estava presa havia quatro dias, comendo apenas um bolo, pão e água, disse Alan.
Ao ser resgatada, G. foi encaminhada ao orfanato da cidade, onde permanecerá até a decisão do juizado.
Segundo o juiz Evandro Pelarin, a mãe poderá responder pelos crimes de abandono material, com pena de 1 a 4 anos de reclusão e por abandono de incapaz, com pena de 6 meses a 3 anos de reclusão. Ela ainda poderá responder por ato infracional, previsto no artigo 249 do ECA, que implica no pagamento de multa de 3 a 20 salários mínimos. Algumas pessoas parecem não temer a Lei. Para elas, a dureza da Lei, disse o magistrado.
Até o fechamento da matéria, a mãe não havia retornado e permanecia na cidade de São Paulo.