Chuva melhora qualidade do ar no Noroeste Paulista

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Chuva melhora qualidade do ar no Noroeste Paulista
A qualidade do ar no mês de julho se caracterizou como ruim devido à queda da umidade relativa do ar, com média da umidade mínima de 25,5%, que ocorrem nas horas mais quentes do dia, se encontrando abaixo dos níveis recomendados. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% são considerados preocupantes.

Apesar dos 67 dias de estiagem, computando como chuva precipitações superiores a 10 milímetros, com a última ocorrida em 29 de maio com a precipitação de 35,8mm e após isso totalizaram-se apenas 10,2mm. A qualidade do ar melhorou consideravelmente neste início do mês de agosto devido a precipitação de 5,6mm ocorrida neste domingo, dia 3 de agosto, que mesmo com o baixo volume foi suficiente para melhoria das características do ar do Noroeste Paulista. Nesta terça-feira, em Ilha Solteira um princípio de chuva foi registrado com apenas 1,2mm no período da tarde.

Ainda que esta precipitação tenha sido de baixa relevância, serviu para melhorar temporariamente a qualidade do ar, que já preocupava devido à baixa umidade, provocando irritações na garganta e narinas.

Em agricultura, se considera dia de chuva, quando o valor registrado é superior a 10 milímetros, o que não ocorreu nesta semana. Os sensores da Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira registraram a umidade do ar média de 62,2% neste início do mês de agosto, com mínima de 45,3% após a precipitação do dia 3.

A evapotranspiração é a quantidade de água perdida por evaporação do solo e transpiração das plantas e, portanto, a quantidade de água que deve ser reposta ao solo por irrigação, quando não há chuvas, para o perfeito desenvolvimento das culturas continua baixa, mas devido o longo tempo de estiagem as culturas sofrem grande déficit hídrico em culturas que abrem mão do uso da irrigação.

Com elevadas taxas de evapotranspiração acumulada e sem chuvas, as culturas sentem a falta de água. Os produtores que utilizam sistemas de irrigação procuram suprir o déficit hídrico através dos equipamentos e garantir a produtividade.