No próximo sábado, 9, a Cia Cênica Nau de Ícaros volta ao palco do Teatro Municipal, as 20h, com o espetáculo circense Cidade dos Sonhos.
Uma ópera bufa circense e poética. Ou um resgate em linguagem de circo do milenar mito da Cocanha, fabulosa terra da prosperidade e da abundância onde não há dor, suor, velhice ou morte. Ou As Bacantes, de Eurípedes, transformadas em paródia e picadeiro.
O espetáculo faz parte do Circuito Cultural Paulista, projeto por meio da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Diretoria Municipal. O objetivo do projeto é circulação de espetáculos de música, dança e circo por municípios do interior paulista.
A Companhia Cênica Nau de Ícaros promove a pesquisa de uma linguagem cênica que alia circo, música, vídeo, teatro e performance em interação com a arte popular brasileira através de criação de espetáculos, realização de eventos e um projeto de formação em técnicas circenses.
O núcleo de cursos da Nau de Ícaros trabalha com crianças, pré-adolescentes e adultos. Além das aulas de circo, em que se incluem cursos de ginástica acrobática e oficina de palhaço, existem aulas de dança e consciência corporal, de música e de Maracatu.
A Nau de Ícaros tem também uma central de eventos que, além de realizar apresentações institucionais de naturezas diversas, que podem ser encenadas em espaços não convencionais e em locais fechados, vem realizando uma festa chamada Ultréya, que, a cada nova edição, cria uma proposta artística diferente, resultado da pesquisa em romper fronteiras, numa mistura de linguagens que conciliem as artes diversas sob a ótica do novo circo.
A Nau de Ícaros é um dos núcleos representativos do Novo Circo em São Paulo, tendo conexões diretas com os grupos Intrépida Trupe, Acrobáticos Fratelli, Parlapatões, Patifes e Paspalhões e Circo Mínimo.
Cidade dos Sonhos é um texto de Fabio Malavoglia e a direção de Leopoldo Pacheco e Marco Vettore. O elenco conta com: Álvaro Barcellos, Beatriz Evrard, Erica Rodrigues, Celso Reeks, Letícia Doretto e Marco Vettore.
A entrada é gratuita, porém, é necessário que os ingressos sejam retirados antecipadamente da Diretoria de Cultura ou 30 minutos antes do início do espetáculo na bilheteria do Teatro Municipal Merciol Viscardi. Mais informações pelo telefone (17) 3442-3797.