O comerciante e ex-vereador Edijair Martins Tosta, do PP, candidato a vereador em Fernandópolis, teve impugnada sua candidatura pelo juiz eleitoral Heitor Katsumi Miura, da 150ª Zona Eleitoral, em atendimento a solicitação do promotor de Justiça José Rafael Guaracho Salmen Hussein.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, Edijair estaria inelegível até 2009 em virtude de condenação sofrida num processo da época em que presidiu a Câmara Municipal de Fernandópolis, conhecido como o caso do seguro da Câmara. O então presidente contratou um seguro de vida para os vereadores, sendo depois condenado a reembolsar os cofres públicos.
Na última segunda-feira, 4, o advogado de Edijair, Sérgio Guimarães, protocolou recurso ao Tribunal Eleitoral e estava confiante na anulação da decisão. Casos como esse, de matéria infra-constitucional, estão preclusos, já que não houve manifestação tempestiva. Nada mais há a discutir. Estamos estribados em acórdãos de diversos Estados da federação, afirmou Guimarães.