Blitz flagra menor com cinco papelotes de cocaína

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Blitz flagra menor com cinco papelotes de cocaína
Uma blitz foi realizada na noite do dia 25 de julho seguindo mandado judicial expedido no dia 30 de junho pelo juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Fernandópolis, Evandro Pelarin, onde diz que crianças e adolescentes flagrados em situação de risco após as 23 horas, até o mês de outubro, devem ser encaminhados à sede do Conselho Tutelar para que sejam aplicadas as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. A operação, que foi batizada com o nome de “Toque de Recolher”, contou com a participação dos conselheiros tutelares e membros das polícias civil e militar.
A principal avenida de Fernandópolis, Expedicionários Brasileiros, e um baile funk foram o foco da ação. No baile não foram encontrados menores, já que Pelarim havia indeferido o alvará do evento, proibindo a presença destes. Na avenida, foram pegos 20 menores desacompanhados pelos pais ou responsáveis após as 23 horas, que foram encaminhados ao Conselho Tutelar e solicitado que seus pais ou responsáveis legais fossem assinar um termo e leva-los para casa.
Já na Rua Cerqueira César, que cruza a avenida, um jovem de 16 anos foi surpreendido com um papelote de cocaína e durante a revista íntima, que aconteceu no Plantão Policial, foram encontrados mais quatro papelotes dentro de sua cueca. O adolescente já era conhecido dos conselheiros tutelares, pois já foi pego conduzindo uma moto sem habilitação e recebia atendimento psíquico-social devido ao fato de seu pai estar preso por assassinato. Neste caso foi lavrado um boletim de ocorrência e solicitado que a avó, que possui sua guarda, o buscasse, já que o garoto é menor de idade. Uma audiência deverá ser marcada com a avó e o menor no Fórum para falarem com o promotor.
Durante a blitz, na Avenida Manoel Marques Rosa, atrás do estabelecimento onde estava acontecendo o baile funk, a polícia abordou um grupo de cinco rapazes, todos maiores, que estavam em situação suspeita de tráfico de drogas. Ao serem abordados, eles jogaram em um terreno papelotes de cocaína, ação que foi percebida pela polícia. Os cinco foram presos e encaminhados ao Plantão Policial para serem tomadas as devidas providências.
Segundo a presidente interina do Conselho Tutelar de Fernandópolis, Célia Mafra, o objetivo da operação “Toque de Recolher” é retirar adolescentes menores de 18 anos de situações de risco das avenidas, bares, lanchonetes, shopping center, etc. “Devido às férias, os adolescentes estão ‘mais soltos’, porém, especificamente nesta ação não tivemos problemas de menores consumindo bebidas alcoólicas. A maioria dos casos realmente foi de menores desacompanhados de seus pais ou responsáveis legais após as 23h00. Lembramos que até o dia 10 de outubro estaremos fazendo outras ações como esta”, afirmou Célia.
As blitzes capitaneadas pelo juiz Pelarin tiveram seu início em agosto de 2005.