A empresa Brenco Companhia Brasileira de Energia Renovável iniciou esta semana a demarcação, em terras do município de Fernandópolis, do percurso do alcoolduto que ligará o Centro-Oeste do país (região de Alto Taquari, no Mato Grosso) ao Noroeste Paulista, daqui demandando ao litoral de São Paulo.
Os marcos foram fincados perto do trevo do distrito de Brasitânia. Funcionários explicavam que a empresa quer fazer o duto entrar em operação no ano de 2011, e transportar para o porto de Santos a produção de dez usinas que já foram ou estão sendo implantadas pela Brenco na região do Alto Taquari.
A Brenco é presidida por Henri Philippe Reichstul, ex-presidente da Petrobrás, e tem entre seus principais acionistas o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Possui uma logística de transportes que pretende estabelecer terminais da Ferronorte em locais estratégicos para o transporte do combustível. Fernandópolis poderá ter um desses terminais.
Em operação há cerca de 15 meses, com investimentos iniciais de US$ 2,2 bilhões, a Brenco poderá processar 44 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produzir 3,7 bilhões de litros de álcool etanol por ano. Além desse volume de álcool transportado, o alcoolduto espera incorporar os serviços de transporte do álcool produzido nas regiões por onde o duto passará.