Um avião Aero Boero 115, ano 1991, caiu no aeroporto de Fernandópolis durante aula de pilotagem, no último sábado, por volta das 17h. No avião estavam o instrutor Oslen Zanqueta, da cidade de Bauru, e o aluno Ângelo Soler, de Jales, que sofreram apenas ferimentos leves.
O presidente do aeroclube de Fernandópolis, Darbijoni Ferro, explica que o avião estava em perfeito estado de aero-navegabilidade. A nave se preparou para pouso, mas após o primeiro toque na pista, ela flutuou e virou para a direita. Na tentativa de arremeter o trem de pouso, chocou-se com o arame da lateral da pista e veio a pilonou (bateu o bico e virou), explica o presidente.
Darbijoni ressalta que o instrutor é devidamente habilitado e o aluno tem todos os exames médicos e teóricos em dia, também apto para as aulas práticas.
A aeronave é resultado de um acordo do Brasil com a Argentina. A União a cedeu para o aeroclube para as aulas de instrução, conta o presidente. O conserto ficará sob a responsabilidade do aeroclube. Darbijoni diz que se não tiver ajuda da prefeitura, o clube, que é uma escola profissionalizante sem fins lucrativos, não conseguirá arcar com o gasto que está avaliado em cerca de R$ 160 mil.
O presidente ressalta que a prática da aviação é muito segura e que isso foi um acidente de percurso.