Empresa da cidade expôs Ferrari F430

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Empresa da cidade expôs Ferrari F430
Nos dias 15, 16 e 17 esteve exposta na Téda Peças e Acessórios, uma Ferrari F430 – 2007, por meio de uma parceria com a Pósitron, empresa especializada na fabricação de alarmes, travas, vidros elétricos e rastreadores de veículos e caminhões, dona da Ferrari.

Segundo Marcos Erédia, gerente comercial da Téda, essa parceria só foi possível porque a loja é líder em vendas da Pósitron na região. “A exposição da Ferrari só foi possível devido à parceria que adquirimos com o tempo. Tivemos que cumprir muitas metas de vendas para conseguir isso”, explica Marcos.

A Pósitron é a patrocinadora oficial do GT3, o que resultou nas exposições da Ferrari pelo país. “Nós queríamos que o carro ficasse mais tempo por aqui, mas ela está com a agenda cheia. Daqui foi direto para o autódromo do Rio de Janeiro”, lamenta Marcos.

A Téda contabiliza cerca de três mil pessoas que compareceram para ver de perto a Ferrari. Marcos conta como foi observar os visitantes: “Foi muito bom ver a empolgação das pessoas, os olhos brilhando. É o mesmo que ver uma jóia muito bonita. Acredito que o ronco do motor do carro ficou marcado nas pessoas. É algo que não tem comparação”.

Ferrari F430
O design da F430 foi desenvolvido em conjunto pela Ferrari e pelo estúdio Pininfarina. O estilo se inspira em antigos carros de corrida, com destaque para o modelo 1961, campeão do mundo de Fórmula 1 com Phil Hill, e também nos modernos - na traseira, ele é uma cópia reduzida da Enzo.

Em relação à antecessora F360, o novo V8 cresceu 20% no deslocamento, encolheu nas dimensões externas e ganhou apenas 4 quilos de peso. O sistema de admissão foi aperfeiçoado com o uso de dutos e válvulas de dimensões iguais às dos motores da Fórmula 1. A curva de potência é quase uma reta (com uma inclinação de 60 graus em relação ao eixo x). E a de torque corre paralela à de potência até atingir seu ponto máximo. E a velocidade máxima chega aos 315 km/h. Com todo esse rendimento, o motor é capaz de atender aos limites de emissões das normas européia (Euro 4) e americana (LEV2).