Comerciantes, funcionárias da área azul e transeuntes se surpreenderam no início da tarde desta segunda-feira, 14, com o insólito aparecimento de um sagüi numa árvore plantada em frente ao número 1472 da Rua Rio Grande do Sul, em pleno centro de Fernandópolis.
O animal, que ainda é filhote, segundo um funcionário municipal que passava por ali, estava num galho baixo do pé de oiti, aparentemente muito assustado. A balconista de uma butique das proximidades telefonou para o Corpo de Bombeiros, e recebeu a informação de que a corporação só poderia capturar o animal se ele estivesse no chão.
Freqüentemente são noticiados casos de pequenos macacos no perímetro urbano de Fernandópolis, mas no centro da cidade é provavelmente a primeira aparição. Estamos invadindo o espaço deles, disse o funcionário público. Assim, é normal que eles invadam o nosso.
O sagüi, cuja classificação zoológica é callithrix penicillata, está entre os menores símios do mundo e ocorre de forma dispersa por toda a América do Sul. É um animal que há anos freqüenta as listas de animais em risco de extinção dos ambientalistas.