Na manhã desta sexta-feira, dia 11, o maestro Fernando Paina esteve na sede da Agrícola Arakaki juntamente com outros integrantes da Orquestra de Sopros de Fernandópolis e do músico da Orquestra Sinfônica de São Paulo, João Paulo Moreira, para agradecer pessoalmente a parceria do Grupo Arakaki, que há vários anos, através da Lei Rouanet, repassa para a orquestra parte do seu imposto de renda. A verba é investida na aquisição de instrumentos.
Moreira ficou impressionado com a qualidade técnica da orquestra, bem como com a quantidade de instrumentos disponíveis. Apesar das condições físicas e estruturais do local onde a orquestra está instalada, o projeto é vencedor e vem salvando vidas há anos, disse Moreira, que estava na cidade como voluntário para fazer um workshop com os alunos da orquestra. Sai das luxuosas instalações do Teatro Municipal de São Paulo e vim para a realidade de uma orquestra que vive em baixo de uma arquibancada. Isso me chocou muito, disse o músico.
No início da tarde, a comitiva da orquestra se reuniu com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, que é voluntário no Projeto Os Sonhadores, e que pretende montar com as crianças uma orquestra de violinos. Compareceram também no encontro o médico cardiologista Luis Flávio Franqueiro e o empresário Devacir B. Pinto, que também são voluntários no projeto.