Paisagismo alia beleza e integração do homem com a natureza

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Paisagismo alia beleza e integração do homem com a natureza
Desde os tempos mais remotos até os dias atuais, o ser humano sempre teve a necessidade de ter contato com a natureza. Dos jardins da Babilônia ao paisagismo contemporâneo, o verde está sempre presente nos projetos arquitetônicos.

O paisagismo não é apenas a criação de jardins por meio do plantio de algumas plantas ornamentais. É uma técnica artesanal ligada à sensibilidade, que procura uma releitura das construções para integrar o homem à natureza.

O paisagista João Sabino, proprietário da Florart, diz que existe uma grande tendência nos projetos de arquitetura em trazer o verde dos espaços externos para os ambientes internos. “Esses espaços podem ser usados para arejar os ambientes, para corrigir alguma imperfeição do projeto, servindo ainda como passagem entre ambientes, ou simplesmente com intuito estético”, diz.

Porém, João ressalta que para se fazer um jardim interno é preciso ter cuidado na escolha das plantas, pois cada ambiente exige um tipo de planta. ”Seja qual for a finalidade na hora de projetar e executar o paisagismo em um ambiente interno onde as condições de ventilação e iluminação nem sempre são ideais, a escolha das plantas a serem utilizadas tem que ser criteriosa, sempre procurando espécies que se adaptem ao local”, explica João.

O paisagista ainda fala da importância da drenagem para que não se tenha prejuízo com o imóvel: “A água das regas e das chuvas não pode ficar acumulada, podem trazer problemas não só da perda das plantas, mas infiltrações na estrutura da edificação”.
Seja qual for a finalidade destes espaços, é indiscutível o prazer que o verde traz às nossas vidas, na correria do dia a dia. Um belo jardim é o local ideal para recarregarmos nossas energias.