CETESB classifica aterro sanitário de Fernandópolis como adequado

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

CETESB classifica aterro sanitário de Fernandópolis como adequado

Segundo avaliação técnica da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Fernandópolis está entre os municípios paulistas com aprovação “adequada” para o destino do lixo. A nota 8,9 classificou a cidade entre as melhores do Estado em relação ao tratamento de resíduos sólidos.

Fernandópolis passou da condição de Inadequado para Adequado no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares 2007 depois de passar pelas adequações exigidas pela CETESB, com a desativação do aterro municipal e a contratação de um aterro particular, localizado em Meridiano, que irá gerenciar o lixo por 5 anos. O município produz atualmente 50 toneladas de lixo por dia.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado apresenta desde 1997 o relatório de resíduos, mostrando os resultados do trabalho de monitoramento dos sistemas de operação de resíduos em cada município, bem como a eficácia de programas e políticas públicas do setor. No ano passado, a secretaria instituiu o Projeto Ambiental Estratégico Lixo Mínimo para orientar a gestão dos resíduos domiciliares e fomentar a reciclagem e minimização do volume do lixo, que tem como objetivo eliminar os lixões até 2010.

Com os dados do Inventário 2007 tabulados, um novo levantamento foi realizado nos aterros classificados como Inadequados, constatando-se uma melhora significativa nas operações, após seis meses do início do Projeto Lixo Mínimo. Dos 137 municípios com nota inferior a 6, entre eles Fernandópolis, 18 buscaram soluções como o envio dos resíduos para aterros públicos ou privados com operação adequada, elevando suas notas.

O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) é calculado a partir da aplicação de um questionário padronizado, subdividido em três partes que analisam a situação locacional, estrutural e operacional, e preenchido em inspeções técnicas da CETESB em cada um dos 645 municípios do Estado. As características do local somam até 40 pontos, enquanto a infra-estrutura implantada e as condições de operação têm contagem máxima de 45 pontos.

Os três sub-itens juntos representam 130 pontos, que dá a nota máxima ao IQR 10. Se a pontuação ficar entre 0 e 6, o aterro é considerado Inadequado. De 6,1 até 8, é considerado Controlado, e acima de 8,1, aterro adequado, o que significa que atende padrões de engenharia, como em qualquer outro empreendimento produtivo.