Circuito Cultural Paulista: teatro, música, circo e dança

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Circuito Cultural Paulista: teatro, música, circo e dança
Lançado oficialmente no final do mês de fevereiro de 2008, o Circuito Cultural Paulista tem como objetivo possibilitar a circulação de espetáculos culturais por todo o Estado e a democratização do acesso à cultura, pois todas as apresentações são gratuitas. O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura.


A programação, atualizada a cada bimestre, teve início no dia 8 de março e já foram realizados mais de 290 espetáculos nas 50 cidades participantes. O programa segue até o mês de novembro com a apresentação de mais de 700 espetáculos de diversas expressões artísticas.


Em julho e agosto, o Circuito Cultural segue com espetáculos de música, dança, teatro e circo, além de atividades em bibliotecas e projeções de filmes. “Vestido de Noiva”, texto clássico de Nelson Rodrigues, abre a nova grade de atrações no Teatro Municipal “Merciol Viscardi”. A peça, remontada pelo grupo de teatro Os Satyros, será apresentada dia 12 de julho, às 20h.


Com uma abordagem contemporânea, apagando a distinção usual entre realidade, alucinação e memória da personagem principal, a peça “Vestido de Noiva” mantém apenas o plano da alucinação, afastando a montagem do elemento carioca tipicamente relacionado ao universo rodriguiano, para aproximá-la de uma concepção mais cinematográfica e onírica.


Quatro músicos, seresteiros desde a infância, iniciaram as apresentações dos Trovadores Urbanos fazendo serenatas pelo interior de São Paulo. Na capital paulista, em 1990, "oficializaram" o hábito. Nesses anos, além das serenatas, o quarteto original realizou shows por todo o Brasil, gravou seis CDs, e apresentou-se em quatro turnês internacionais (França, Espanha, Portugal e Emirados Árabes). Pela primeira vez em Fernandópolis, o quarteto paulistano se apresenta dia 27 de julho, às 20h.


Em agosto, o Circuito Cultural traz circo: com a Cia. Cênica Nau de Ícaros e o espetáculo “Cidade dos Sonhos” - uma “ópera buffa” circense e poética. Ou um resgate em linguagem de circo do milenário mito da Cocanha, fabulosa terra da prosperidade e da abundância onde não há dor, suor, velhice ou morte. Ou “As Bacantes”, de Eurípedes, transformadas em paródia e picadeiro. A apresentação única, acontece dia 9 de agosto, às 20h.


Encerrando a programação do bimestre em grande estilo, Vera Alejandra apresenta o espetáculo de dança “Paisagem Flamenca”, dia 23 de agosto, às 20h. Mais recente espetáculo da companhia, apresenta as diversas vertentes da dança espanhola por meio de uma abordagem contemporânea e original, mantendo, ao mesmo tempo, suas tradições, como a presença de música ao vivo.


Todas as apresentações do circuito são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados na sede da Diretoria Municipal de Cultura - Av. Milton Terra Verdi, 420 – Jardim Santa Helena. Ou com uma hora de antecedência na portaria do Teatro Municipal.