Uma pane que afetou a rede de acesso à internet pela empresa Telefônica prejudicou todo o Estado de São Paulo, nos dias 2 e 3. Os problemas com a conexão à internet começaram na quarta-feira, logo pela manhã. A situação se agravou no período da noite e se estendeu até a meia-noite de quinta-feira. Na manhã de ontem, 80% do estado voltaram a ter acesso à internet. À tarde, todos os problemas estavam resolvidos.
Nesse período, foram prejudicados serviços em unidades do Poupatempo, delegacias, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agências bancárias, lotéricas e empresas privadas, além dos acessos residenciais.
Fernandópolis
A Lotérica Fernandópolis ficou totalmente parada na última quinta-feira. Segundo o proprietário Fernando Prates, cerca de 800 pessoas deixaram de ser atendidas devido à pane da Telefônica. Esse número representa muito mais, porque algumas firmas trazem muitos boletos de várias pessoas, explica.
Fernando ainda não conseguiu calcular o prejuízo - mesmo assim, não proporá qualquer ação judicial, pois isso implicaria um gasto ainda maior.
O único serviço que a Lotérica conseguiu realizar foi a venda de bilhetes da loteria federal. Outros jogos e pagamentos de contas não foram possíveis para os clientes. Fernando ressalta também sobre a impossibilidade de pagamento da Bolsa-Família, Bolsa-Escola, Fundo de Garantia, PIS e aposentadorias.
Anderson Keniti Moride, dono da Coliseu Lan House, calcula um prejuízo de cerca de R$ 700. Avaliarei a possibilidade de procurar o Procon, pois mesmo se for um processo lento, compensa, explica Anderson. A lan house ficou sem funcionar na quinta-feira e na quarta já sofreu com as oscilações de conexão.
Luis Carlos Fortes, gerente da agência da Nossa Caixa de Fernandópolis, explica que 80% dos trabalhos desenvolvidos pela agência dependem da internet. Na última quinta-feira, só abriram as portas após o meio-dia e mesmo assim o trabalho se desenvolveu lentamente.
Esse blackout da internet veio nos mostrar que os bancos têm que tomar providências para não ficarem a mercê de uma telefônica. Em nossa agência tínhamos canais alternativos, via satélite, mas como era um gasto adicional que consideraram desnecessário, o serviço foi extinto. Esse monopólio da Telefônica está nos colocando numa situação difícil, afinal, o número de pessoas que tem acesso à internet só aumenta a cada dia e com isso também é necessário que o suporte dê conta da remessa, relata Fortes.
Fortes ressalta que a última quinta-feira foi um dia calmo. Foi um dia até tranqüilo. Agora imagina se fosse na segunda-feira, quinto dia útil? Só temos três mil funcionários públicos para efetuar o pagamento de seus salários, brinca.
A Falha
O problema que deixou o estado de São Paulo sem internet está no roteamento de backbone da companhia Telefônica.
Backbone, cuja tradução é "espinha dorsal", é uma rede principal por onde passam dados de todos os clientes da Telefônica: grandes empresas, governos e até usuários domésticos do Speedy. Essa mesma rede também é responsável pelo tráfego de dados entre grandes cidades e até com outros países.
Por ser a rede principal, o backbone captura e transmite informações de várias redes menores que se conectam a ele. Quando o usuário envia um e-mail, por exemplo, essa informação vai de sua rede local para o backbone e, então, é encaminhada até a rede de destino. O mesmo acontece quando o internauta acessa informações de um site: elas têm de passar pelo backbone até chegarem à rede local do usuário.
Procon
A Fundação Procon de São Paulo anunciou que está notificando a Telefônica para obter esclarecimentos sobre os problemas técnicos que geraram a pane na internet.
O Procon aguarda a resposta para analisar se a empresa será multada ou não. Caso fique confirmado que houve alguma falha na prestação de serviço e que, devido a isso, o consumidor foi lesado de alguma forma, a empresa pode ser enquadrada no artigo 55 do parágrafo 4º do Código de Defesa do Consumidor.
Nesse caso, a multa aplicada, como punição, pode chegar a um montante de até R$ 3,192 milhões. Para futuros ressarcimentos em caso de prejuízo, o Procon orienta os consumidores a procurarem uma solução junto à própria Telefônica.