O Governo do Estado de São Paulo tem um programa chamado Viva Leite, que visa à distribuição de leite para crianças de 6 meses até 6 anos. Só podem entrar no programa até duas crianças por família cuja renda chegue no máximo a dois salários mínimos.
Em Fernandópolis, a diretoria de saúde é a responsável pelo cadastro das crianças e dos idosos e pela triagem é preciso preencher um cadastro e apresentar a certidão de nascimento das crianças, carteira de vacinação completa, comprovante de renda e comprovante de endereço. Depois disso, um assistente social faz uma análise da situação da família e encaminha para a Unidade Básica de Saúde ou PSF mais próximo da residência. O cadastro pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde.
O programa fornece leite líquido três vezes por semana - quase 15 litros por mês para cada criança. Fernandópolis recebe 19.380 litros por mês, isto é, 646 litros por dia. Crianças cujo chefe de família esteja desempregado ou a mãe for o arrimo da família, também tem preferência no atendimento.
Na Unidade de Saúde da Família do Jardim Ipanema, segundo a secretária Marilena Cristina dos Santos, são atendidas 66 crianças de seis meses a três anos. Quando a criança completa seis meses, é encaixada no programa; ao completar três anos é retirada, explica. Marilena ainda ressalta que procura atender de acordo com as necessidades das famílias, mesmo havendo mais de duas crianças.
Quem quiser obter mais informações pode ligar para 0800-554566, número da Central de Atendimento do Programa de Alimentação do Estado de São Paulo. A ligação é gratuita.