O professor Roberto Andreani Junior, do Curso de Agronomia da Unicastelo Campus Fernandópolis, participou do XXVI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas e do XVIII Congresso de la Asociación Latino-Americana de Malezas, realizado em Ouro Preto - MG, eventos de projeção internacional.
Na ocasião, o docente apresentou o trabalho Efeito de herbicidas sobre a nodulação do feijoeiro. O Congresso deste ano teve como tema a Ciência das Plantas Daninhas na Sustentabilidade dos Sistemas Agrícolas.
Andreani ressaltou a importância do tema: Entre os fatores que contribuem para a baixa produtividade das plantas cultivadas, as plantas daninhas podem ocasionar, através da competição, perdas de até 90%, quando nenhum método de controle for empregado. Neste ponto de vista, o gasto com o manejo de plantas daninhas tem ultrapassado, em alguns casos, mais de 12% do custo de produção. Apesar do grande avanço no desenvolvimento de tecnologias para o manejo das infestantes nos últimos 50 anos, essas ainda continuam sendo um dos grandes problemas na produção agrícola mundial.
A insuficiência de conhecimentos básicos, tais como a biologia e ecologia das plantas daninhas, as alternativas de controle, a dinâmica dos herbicidas e impactos ambientais, tem contribuído para o uso indiscriminado e aumento significativo na probabilidade de contaminação do meio ambiente e problemas na saúde humana.