A Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) acaba de lançar o Programa Futuro Legal, um projeto que irá conceder bolsas de estudos a alunos que se enquadrarem em indicadores de carência estabelecidos pela instituição.
O critério básico para a concessão da bolsa de estuda é a renda familiar per capta. Poderá ser concedida bolsa integral da mensalidade se o aluno apresentar renda familiar per capta que não ultrapasse o salário mínimo nacional em vigência, atualmente de R$ 415,00. Bolsa de 50% da mensalidade poderá ser concedida ao aluno cuja renda familiar não ultrapasse os três salários mínimos.
Além da renda familiar per capta, os alunos serão avaliados em vários outros aspectos socioeconômicos, chegando-se se ao Índice de Vulnerabilidade Social, que leva em conta a renda bruta total familiar, seu tipo de moradia, a presença de doença grave na família, o egresso de escola pública, se o candidato é professor, se há outro membro da família estudando em instituição de ensino superior não gratuita, se possui curso superior completo e a quantidade de integrantes do grupo familiar.
O período de inscrições para os alunos interessados é de 16 de junho a 1º de julho. As avaliações socioeconômicas acontecem de 23 de junho a 13 de agosto, nos três campi da Unicastelo (Fernandópolis, Descalvado e São Paulo).