Perspectiva artística da praça causa dúvidas e gera debates

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Perspectiva artística da praça causa dúvidas e gera debates
O projeto gráfico que representa como ficará a praça Joaquim Antonio Pereira após a reforma, divulgado pela assessoria da prefeitura, causou preocupação em vários moradores da cidade. A se considerar o desenho, muitas árvores seriam retiradas e não haveria mais bancos.

O engenheiro Paulo Donizete dos Santos, o Paulinho da Prefeitura, responsável pela obra, explica que algumas árvores realmente serão retiradas. “Trata-se da espécie sibipiruna; essas árvores estão condenadas, não são apropriadas para lugares públicos, pois têm os troncos ocos e quebram facilmente, gerando riscos para a população”, expõe.

Paulinho diz ainda que a prefeitura tem autorização do DEPRM para o corte dessas árvores e todas as árvores de outras espécies continuarão no mesmo lugar.

Quanto aos bancos, o engenheiro explica que o desenho emitido pela assessoria é apenas uma representação simbólica. “A praça receberá bancos sim, além de vasos com plantas e pórticos”, diz.

Segundo o engenheiro, a fonte atual possui encanamentos muito antigos, de ferro – material que não se usa mais. “Se eu não me engano, a estrutura da fonte é de 1940, a ferrugem já corroeu tudo e não é possível recuperar. Faremos outra fonte maior no lugar da antiga e uma outra menor logo atrás de onde fica o coreto, ambas serão luminosas”, explica.