UNESP ILHA SOLTEIRA É VISITADA POR ALUNOS DE AGRONOMIA DE FERNANDÓPOLIS

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

UNESP ILHA SOLTEIRA É VISITADA POR ALUNOS DE AGRONOMIA DE FERNANDÓPOLIS
No sábado, dia 07 de junho de 2008, os alunos do quarto ano do curso de Agronomia da Unicastelo foram recebidos na UNESP Ilha Solteira com a finalidade de assistirem a uma palestra sobre recursos hídricos do Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e depois conhecer as instalações de ensino e pesquisa da Área de Hidráulica e Irrigação, reforçando seus conhecimentos sobre irrigação e agricultura irrigada.


A iniciativa teve a coordenação do Engenheiro Agrônomo Luiz Sérgio Vanzela, aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção na UNESP Ilha Solteira e Professor na Unicastelo.


A visita foi iniciada por uma palestra ministrada pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Chefe do DEFERS e Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, com o tema “Desenvolvimento com a agricultura irrigada”, que abordou os problemas atualmente enfrentados para que se tenha água em qualidade e em quantidade propiciando o desenvolvimento sócio-econômico das diferentes regiões, justificando com exemplos a importância de gerenciar e preservar os nossos recursos hídricos, além de detalhar a parte técnica referente a sistemas de irrigação e seus respectivos usos.


Após a palestra, Luiz Sergio Vanzela agradeceu ao Professor Tangerino “pela oportunidade oferecida aos seus alunos, especialmente por estar a disposição por cerca de 3 horas de palestra em um sábado, recepcionando seus alunos no Anfiteatro do Campus II da UNESP Ilha Solteira”. Já o Professor Tangerino reforçou a “importância de intercâmbios e visitas, que a exemplo do programa Venha nos Conhecer divulga os trabalhos desenvolvidos na UNESP e permite que as pessoas tenham acesso a diferentes pontos de vista em relação a determinados assuntos” e finalizou dizendo que “devemos usar a água racionalmente, qualquer ação, mínima que seja, mesmo que individualmente, é importante para que possamos preservar a água, sendo esta um bem renovável, mas finito”.


Já na parte da tarde, os alunos puderam conhecerem as instalações da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão - Cerrado, onde puderam conhecer o pivô central de 40 hectares e receberam explicações sobre o funcionamento e características técnicas do equipamento, como as diferentes velocidades em cada lance que constitui o pivô para a que mantenham a mesma velocidade angular, a área máxima que pode ser irrigada, que é limitada pelas condições de infiltração intrínsecas ao tipo e ao manejo do solo e como é feita a quimigação nesse tipo de sistema, entre outras. Segundo o aluno Manoel de Almeida Marinho da Unicastelo, “foi a primeira vez que ele presenciou um pivô de perto,e achou muito interessante”.


Em seguida na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão - Pomar os alunos puderam ter uma aula prática sobre agrometeorologia na estação agroclimatológica automática operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, onde o Professor Vanzela detalhou todos os equipamentos utilizados e relacionou com os outros equipamentos presentes de uma estação manual, dando ênfase ao uso do monitoramento agroclimático no manejo da irrigação, explicando como é o processo para que a UNESP Ilha Solteira possa disponibilizar diariamente todos os dados agroclimáticos na Internet.


Já na Área de Pesquisa em Agricultura Irrigada, onde está instalada a estação agroclimatológica conheceram os sistemas de irrigação localizada e de aspersão. Viram o sistema de filtragem e visitaram um plantio de pupunha irrigado por microaspersão e outro de pinhão manso por gotejamento. Vanzela que fez Mestrado com qualidade da água e está concluindo seu Doutorado na UNESP Ilha Solteira com planejamento dos recursos hídricos mostrou a importância da qualidade da água em sistemas de irrigação localizada, levando os alunos para conhecer o bombeamento e sistema de filtragem composto por filtros de areia e disco, além do injetor de químicos tipo “Venturi”, onde se pratica a quimigação e em maior intensidade, a fertirrigação.


Questionado sobre esta parte da visita, o aluno Evandro Gonçalves Oliveira “achou interessante o sistema automatizado de irrigação e o sensor de chuva que interrompe a operação na ocorrência de precipitação”.


A visita encerrou com o retorno dos alunos ao Campus II da UNESP Ilha Solteira, onde no Laboratório de Hidráulica e Irrigação tiveram explicações e visualizaram peças e emissores, dentre outros elementos utilizados na irrigação dispostos em um painel disponibilizado pelo laboratório. Depois conheceram o Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação, onde são processados os dados e transformados em informação que diariamente são disponibilizadas no Portal da Área de Hidráulica e Irrigação e logo após conheceram o Laboratório onde são realizadas as análises de qualidade de água.


Já na área externa do Laboratório, onde há um sistema de irrigação utilizado para aulas práticas o Doutorando e Professor Luiz Vanzela agradeceu a presença de todos os alunos e do apoio que teve não somente do Professor Tangerino, mas também de sua equipe, em especial dos alunos de Agronomia Jean Carlos e Everaldo Bispo, além do Técnico Ronaldo Cintra Lima, despedindo-se de todos.