A Secretaria da Agricultura, através da Coordenadoria da Defesa Agropecuária, lançou no dia 1º, durante a Agrishow de Ribeirão Preto, a primeira fase da campanha de vacinação do gado bovino contra a febre aftosa. A vacinação deve acontecer necessariamente entre os dias 1º e 31 de maio. A segunda fase da campanha ocorrerá no mês de novembro.
O objetivo é a imunização dos rebanhos paulistas, que há 12 anos não registram focos da doença, graças principalmente ao trabalho desenvolvido pela Defesa Agropecuária, que nos últimos anos alcançou resultados próximos de 100% de vacinação do rebanho.
MOVIMENTAÇÃO
Quem quiser transportar gado no período, o que exige a retirada de Guia de Trânsito de Animais (GTA), terá que vacinar seu rebanho antes e aguardar o período de carência, que é de sete dias para animais adultos e 15 dias para animais primo-vacinados (bezerros). A exceção é o envio de animais para o abate.
Também deverão ser vacinados com antecedência os animais que forem participar de eventos de concentração (exposições, rodeios e leilões).