FEF assina parceria com universidade italiana

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FEF assina parceria com universidade italiana
A Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF – assinou na manhã de segunda-feira uma parceria com a Universidade de Siena, na Itália. O objetivo do convênio entre as duas instituições de ensino é promover e melhorar o conhecimento da língua e da cultura italiana no Brasil e facilitar o intercâmbio entre alunos das duas nacionalidades.

De acordo com o coordenador do curso de Letras, Durval Ramanholi, os contatos com a universidade italiana vinham sendo feitos há seis meses.

“É uma faculdade para estrangeiros. Os contatos com o reitor da faculdade de Siena foram feitos pela Internet. Eles vão assinar a parceria lá e nós vamos assinar aqui. Será muito bom para alunos e professores”, disse Ramanholi.

Tanto alunos de graduação e pós-graduação, quanto docentes da FEF, poderão participar do intercâmbio que abrange a área de colaboração científica, além de abrir contatos para outras universidades.

O presidente da FEF, Luis Vilar, declarou que essa conquista é fruto de uma semente plantada quando Rui Okuma ainda era o prefeito de Fernandópolis.

“Começamos a pensar nessa parceria com a Itália há muito tempo ao lado do ex-prefeito e dos professores responsáveis pelo curso. Com a morte de Rui Okuma, a FEF arcou com todos os custos”.

Embora a parceria com a Universidade de Siena seja uma novidade para os alunos da FEF, esse não é o primeiro projeto dedicado aos estudantes da Fundação referente à Itália. Há cerca de um ano foi fechada uma parceria com a agência de empregos italiana “Obiettivo Lavoro” que proporciona vagas para recém-formados. Os alunos prestam uma prova e se passarem têm a chance de trabalhar durante um ano na sua área de formação. A primeira aluna da FEF a participar do projeto deve embarcar para a Itália ainda este ano.

“Fazemos o trabalho de preparação do aluno através da língua, formação de italiano, formação cultural e assistência. Acredito que mais seis alunos recém-formados terão o prazer de ir trabalhar na Itália”, explicou o coordenador.
O presidente Luiz Valor finalizou dizendo que é “uma grande satisfação oferecer aos alunos vantagens dessa grandeza”.