FEF em Ação realiza Feira da Saúde no Paulistano

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FEF em Ação realiza Feira da Saúde no Paulistano
O FEF em Ação surgiu de uma parceria firmada com o Ministério Público Estadual, por meio do promotor Dênis Henrique Silva, curador das Fundações e da Infância e Juventude. Trata-se de um projeto de extensão à comunidade que vai realizar o diagnóstico comunitário da população de Fernandópolis e região, nas dimensões da saúde, do meio-ambiente e da educação. O Rotary Club de Fernandópolis “Nova Era” e o Grupo Arakaki também são parceiros no projeto.

Segundo Vilma Beatriz Teixeira Croco de Oliveira, coordenadora do curso de Psicologia e membro do grupo de gestores do FEF em Ação, “o projeto visa realizar um levantamento das necessidades reais da população, das dificuldades que ela está enfrentando, dos problemas que tem em cada um dos bairros e depois disso vem a proposta de ação. Temos ações que envolvem todos os cursos da FEF. Não é um projeto que tem dia para acabar. Por exemplo, hoje é a Feira da Saúde, que é um marco inicial do projeto em cada um dos bairros, não é uma coisa que acontece e acaba. A partir desta feira, toda semana os alunos da FEF voltarão para fazer as intervenções embasadas no levantamento das necessidades do bairro”.

No domingo, dia 6, foram montados estandes diferenciados no Centro Comunitário do Jardim Paulistano, cada um preocupado com a qualidade de vida de uma faixa da população: crianças, adolescentes, adultos, idosos e um especial para as mulheres. As atividades oferecidas nos estandes foram: massagem, eletro-estimulação, Pilates, aferição de pressão arterial, orientações de toques terapêuticos, exames de anemia e diabetes, acompanhamento nutricional, orientação sobre DST, câncer do colo de útero, mamas, cadastramento para ver se as famílias têm direito a algum tipo de benefício que ainda não estejam recebendo, avaliação neurológica, orientação vocacional de profissões, etc.

“O tripé básico de qualquer instituição de ensino é pesquisa/ensino/extensão. E este é o grande projeto de extensão da FEF. É uma forma de estender o conhecimento e colocar os nossos alunos em contato com a realidade, enquanto que a população recebe atendimento de primeira qualidade”, disse Vilma.

O presidente do bairro Paulistano, Salvador Castro de Souza, disse estar muito satisfeito com o projeto. “A saúde é uma área complicada em nosso país e o pessoal da FEF está desenvolvendo esse trabalho próximo às residências, em dias que facilitam a participação da população e dando orientações que nem todos tinham acesso. Isso é muito positivo para as pessoas carentes”, disse Salvador.

A doméstica Maria Célia Gomes da Silva, de 39 anos, passou por todos os estantes e realizou os testes de anemia e diabetes. “Achei ótimo poder fazer os exames de graça e já receber o resultado na mesma hora. Aqui as pessoas e o atendimento são maravilhosos”, disse.

Segundo Amilton César Mendes da Silva, aluno do sexto semestre do curso de Enfermagem, enquanto era realizada a Feira da Saúde no Jardim paulistano, outra equipe composta por 20 alunos do curso de Enfermagem percorria as casas do bairro CAIC para realizar testes de glicemia e a busca por hipertensos.

“Nossa intenção é abranger todos os bairros de Fernandópolis com o projeto FEF em Ação, que é realizado graças ao espírito de voluntariado de nossos alunos”, salientou Vilma.