Criado pela prefeitura para formar um banco de dados de pessoas interessadas em participar dos programas de moradia que serão desenvolvidos pelo município, o Cadastro Único de Habitação de Interesse Social, recebeu 1.529 inscrições nessa primeira fase. O cadastro aconteceu entre os dias 19 e 28 de março no CPP (Centro do Professorado Paulista).
O cadastro é direcionado para pessoas que residem em Fernandópolis com família constituída há mais de dois anos, sem casa própria e com rendimentos inferiores a três salários mínimos. Quem não pode comparecer ao local do cadastramento, terá uma nova oportunidade em breve quando uma nova etapa de inscrições será aberta, devido à grande procura.
Diferente do cadastramento da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), no cadastro da Prefeitura é permitido apenas a inscrição de uma pessoa por família, não havendo sorteio para o recebimento do benefício, sendo analisado apenas o cadastro familiar. Os interessados que reportaram informações incorretas serão desclassificados.
O ajudante-geral Marcelo Batista dos Santos, de 25 anos, foi o primeiro a se inscrever no cadastro. Marcelo chegou ao CPP às 3h do primeiro dia de inscrições: O segundo da fila só chegou por volta das 5h, disse ele, que, como tantos brasileiros, sonha com a casa própria.