Prefeitura assumirá provisoriamente o Uirapuru Tênis Clube

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitura assumirá provisoriamente o Uirapuru Tênis Clube
O juiz Alceu Corrêa Junior, da 3ª Vara Cível da Comarca de Fernandópolis, concedeu tutela antecipada para que a prefeitura assuma em caráter precário a administração da sede urbana do clube, situada na Rua Rio de Janeiro, sob o compromisso de promover reformas e limpeza, além de criar um espaço de esporte e lazer para alunos da rede pública. O mérito da questão, porém, ainda não foi julgado, conforme divulgaram equivocadamente alguns veículos de comunicação.


FUSÃO
O Uirapuru Tênis Clube nasceu da fusão da Associação Desportiva de Fernandópolis - ADF – com o Uirapuru Clube de Campo e o Tênis Clube. Durante décadas, o clube foi uma grande referência social e esportiva da comunidade de Fernandópolis. Em suas sedes urbana e campestre praticava-se natação, futebol, basquete, tênis, bocha e voleibol, além de ter sido palco de memoráveis bailes e jantares dançantes.

A decadência do clube começou nos anos 90, depois de sucessivos equívocos administrativos. O Tênis sofreu diversas ações trabalhistas e teve a sede campestre praceada em hasta pública. Restou a sede urbana, abandonada e sem funcionários para manutenção.


CONCORRÊNCIA
O advogado Maurílio Saves, ex-presidente do clube (93/94), revelou que fez várias melhorias em sua gestão. Entretanto, a proliferação de ranchos e chácaras de lazer afastou paulatinamente os sócios. Muitos deixaram de pagar as mensalidades e as finanças do clube entraram no vermelho.

Muitos sócios estão preocupados com o destino que a Justiça dará ao clube, já que, em última análise, eles são titulares de uma pequena parte do patrimônio. “Gostaria de saber onde foi parar o piano de cauda”, pergunta uma sócia que prefere não se identificar, referindo-se ao imponente instrumento musical que dominava o palco do salão de bailes.

Gente que passou a infância no Uirapuru Tênis Clube, lá aprendendo a nadar, engatando os primeiros namoros e brincando na piscina em forma de feijão, também sente saudade do passado de glórias do clube, palco também de inesquecíveis carnavais.