Representantes da Escola Técnica (ETEC) de Araçatuba visitaram a Escola Técnica fernandopolense coordenada pelo Centro Paula Souza na última quarta-feira, 26. O objetivo da visita foi conhecer as instalações do laboratório do curso Técnico em Açúcar e Álcool com a finalidade de instalar o mesmo curso em Araçatuba. Estiveram presentes o diretor da ETEC de Araçatuba, Antônio Neto e o professor de química Anselmo Alencar.
De acordo com o diretor da ETEC da cidade, Fernando José Pereira, os araçatubenses vieram conhecer e acompanhar a conquista que se desenvolveu em Fernandópolis para depois aplicar as técnicas na escola de Araçatuba.
Eles vieram conhecer nossa experiência para ver como desenvolvemos o curso aqui, como é desenvolvido o trabalho. Conheceram nosso laboratório, a prática dos nossos professores e a metodologia utilizada, contou.
O curso Técnico em Açúcar e Álcool de Fernandópolis é fruto de uma parceria entre a ETEC fernandopolense e os usineiros da região. Entre as usinas participantes está a Guariroba no município de Pontes Gestal, a Guarani, localizada em Pedranópolis e Olímpia, Coruripe em Iturama, a Alcoeste em Fernandópolis, a Ouroeste localizada na cidade com o mesmo nome e Moema em Orindiúva.
Enquanto o governo se responsabilizou pela adequação das instalações, as usinas ficaram responsáveis pela compra de equipamentos para compor o laboratório do curso.
O laboratório é a principal infra-estrutura para que o curso técnico em açúcar e álcool possa funcionar com qualidade", afirmou Pereira.
O curso teve início em julho de 2007 quando o governador de São Paulo, José Serra, inaugurou o laboratório e conheceu a parceria entre a escola técnica e as usinas. Quatro turmas já estão matriculadas e devem se formar após dois anos do início do curso.
O laboratório que serviu de modelo para os araçatubenses está sendo ampliado para adequar com maior qualidade a quantidade de alunos que procuram o Técnico em Açúcar e Álcool.
Estamos terminando de montar o laboratório em conjunto com a União dos Produtores de Bioenergia que se responsabilizam também por parte do custo da instalação do curso em Araçatuba, disse Fernando. Ele acrescentou ainda que o laboratório vai dar origem a um curso superior de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) que será instalada na Escola Técnica de Araçatuba.
Segundo a coordenadora do curso, Sandra Pedrini Martino, a profissão de técnico em açúcar e álcool é uma das áreas que mais tem se expandido na região.
Até 2010 a região de Fernandópolis terá cerca de 13 usinas. É um campo amplo para emprego. O aluno tem uma boa formação e já tem a chance de sair empregado.
A ETEC de Fernandópolis vai completar neste domingo dois anos de existência em Fernandópolis. O centro conta hoje com 133 alunos matriculados em diversos cursos.
Começamos com cursos técnicos em administração e informática e hoje temos secretariado, açúcar e álcool, marketing em vendas, ensino médio entre outros, disse o diretor. Para o segundo semestre de 2008 será instalado o curso de Webdesigner.