FEF possui clínica de fisioterapia de primeiro mundo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FEF possui clínica de fisioterapia de primeiro mundo
Há sete anos a Fundação Educacional de Fernandópolis inaugurava sua Clínica de Fisioterapia. Atualmente, a instituição possui em seu cadastro mais de 3200 pacientes e se transformou em uma referência na esfera acadêmica brasileira, atendendo a aproximadamente 1800 pacientes por mês.
A FEF ainda possui as clínicas de Fonoaudiologia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Enfermagem e Terapia Ocupacional, que interagem entre si e juntas formam as “Clínicas Integradas da FEF”.

Segundo June Flamariani Migliorini Rodrigues Cunha, Coordenadora da Clínica de Fisioterapia e de Estágios Supervisionados da FEF, o objetivo é atender a toda a população carente de Fernandópolis e região, através de um convênio firmado com 33 municípios. Os pacientes passam pelo setor de triagem, que os encaminha ao setor que atenderá às suas necessidades de tratamento. A cada dez sessões é realizado um retorno ao médico, que solicitará ou não a continuidade do tratamento.

“Com a criação da Clínica de Enfermagem e a presença de médicos na FEF, os pacientes ganharam mais agilidade no tratamento, pois aqui eles já são atendidos, diagnosticados e encaminhados ao setor responsável. Caso ele precise de um tratamento ou exame que ainda não esteja disponível na Fundação, o paciente é encaminhado a uma outra instituição, como é o caso de pacientes que precisam de Raio-X e tomografia, por exemplo. Alguns exames clínicos e laboratoriais são realizados na própria FEF”, disse June.

Em 2008 estagiam na Clínica de Fisioterapia 73 alunos do último ano do curso de Fisioterapia. Além dos seis campos disponíveis na clínica (Triagem, Ortopedia, Neurologia, Neuropediatria, Traumatologia e Hidroterapia), os alunos ainda fazem estágios supervisionados em mais quatro campos fora da instituição de ensino, que são: UTI e Enfermaria da Santa Casa, Lar dos Velhinhos e saúde pública (CADIP, CAIC e CCI). Em cada um dos setores de atuação o aluno estagia durante quatro semanas e depois passa por uma avaliação teórica e prática.
“Um dos grandes diferenciais da FEF é o atendimento humanitário. O paciente sente que está sendo bem tratado, porque todos os alunos precisam dar o melhor de si para conseguir tirar uma boa nota no seu estágio, o que garante uma excelência no atendimento. Além, é claro da dedicação e formação dos supervisores de estágio. O ambiente também é muito inspirador, seja pela higiene absoluta, a luminosidade e o sorriso no rosto de todos os profissionais e alunos que trabalham na Clínica de Fisioterapia”, complementou June.