Na tarde do último sábado, 25, a sede do Pronaus Rosacruz, de Fernandópolis, recebeu companheiros do Rotary Clube 22 de Maio para entrega de doação de móveis para escritório, como cadeiras e armários de ferro. A mobília será usada na biblioteca do Pronaus, que estará aberta a toda a comunidade.
Na ocasião, os companheiros do clube de serviço Neoclair Morales, Francisco Gouveia e Waldemar Nascimento explicaram como são obtidas as verbas para ajudar a comunidade. Neoclair disse que são feitas parcerias com clubes do exterior. Para isso acontecer, são enviados projetos, que se aceitos, recebem contrapartidas de dinheiro dos clubes envolvidos. No caso dos móveis para o Pronaus Rosacruz, a parceria foi realizada com o RC of Barrie Kempenfelt, distrito 7010, do Canadá. O mesmo que viabilizou a compra de dez camas hospitalares para a AVCC.
O presidente do Pronaus Rosacruz, Odalicio Barbosa, em seu discurso de agradecimento, fez questão de citar as nove máximas de Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos, e terminou com uma frase: Ah, se todos fossem iguais a você....
A médica Aracy Niwa, grande conselheira da MG-SP-6, frisou a importância das parcerias em prol da comunidade e citou a importância das relações entre os clubes de serviço de outros paises.
Os três clubes do Rotary de Fernandópolis já conseguiram parcerias de mais de R$ 120 mil para concretizar projetos em nossa cidade. Entre eles estão a sala de informática da entidade Adholfo Bezerra de Menezes, a cozinha industrial do Caefa, as máquinas em braile e lupas para a Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis, além de máquina de lavar e centrifugar roupas para o Orfanato, camas hospitalares para a AVCC e móveis para escritório para o Pronaus Rosa Cruz.
Princípios e objetivos
De um modo geral os rosacrucianos defendem a fraternidade universal entre todos os homens. Para eles, os homens podem desenvolver suas potencialidades para se tornarem melhores, mais sadios e felizes. O rosacrucianismo tem por objetivo primordial levar o homem ao autoconhecimento e à manifestação de sua real natureza espiritual, a fim de contribuir para a evolução de toda a humanidade.
Esses objetivos, segundo os rosacrucianos, podem ser atingidos por meio de uma mudança pessoal, de hábitos, pensamentos e sentimentos. Segundo eles, isto só é possível ao dissipar o véu de ignorância que cobre os olhos dos homens.
A recompensa daqueles que atingem este objetivo, que é de natureza espiritual, é uma paz profunda consigo próprio; estado este que se irradia do indivíduo e atinge todos em volta, produzindo em todos um reflexo positivo.