207 mil trabalhadores ainda não sacaram PIS

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

207 mil trabalhadores ainda não sacaram PIS
Dados cedidos pela Caixa Econômica Federal mostram que 207 mil trabalhadores do Estado de São Paulo ainda não sacaram o valor do PIS, Programa de Integração Social que correspondente a um salário mínimo. Em Fernandópolis, o número de pessoas que ainda não retirou o valor nas agências chega a 559 trabalhadores. É possível resgatar o abono até 30 de junho deste ano.

É importante que o trabalhador verifique se recebeu os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta.

“Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2007 e, também, os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro deste ano”, explica a assessora de Imprensa da Caixa, Márcia Viana.

Para os trabalhadores que não receberam os benefícios pelo crédito em conta ou no contracheque, o Abono pode ser retirado com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de auto-atendimento, casas lotéricas e Caixa Aqui, inclusive em fins de semana. Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.


Quem tem direito
Todas as pessoas cadastradas no PIS ou PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor até o ano de 2002, que trabalharam pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2006 podem receber o abono, desde que, junto com esse critério o trabalhador tenha a carteira assinada por empregador contribuinte e recebeu, em média, até 2 salários mínimos mensais.
Atualmente é permitido o saque do saldo de quotas do PIS pelos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, benefício assistencial a deficiente e idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.