Saúde ministra curso de capacitação no combate ao caramujo

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Saúde ministra curso de capacitação no combate ao caramujo
A administração municipal realizou ontem um curso de capacitação, como parte do Projeto de Erradicação do Caramujo-Gigante Africano, e que foi ministrado a Agentes Comunitários, de Vetores e enfermeiros das Unidades de Saúde. O curso aconteceu no Teatro Municipal, às 14h.

A infestação do caramujo gigante vem aumentando com o passar dos anos. Diante disso e dos riscos que ele representa à saúde da população, a prefeitura de Fernandópolis desenvolveu este projeto através da Diretoria Municipal de Saúde/Saúde Coletiva/Controle de Vetores junto com a Diretoria Municipal do Meio Ambiente.

O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, grande molusco terrestre nativo no leste-nordeste da África, foi introduzido em 1988 no Brasil visando ao cultivo e comercialização do “escargot”.

Os animais dessa espécie se alastraram por quase todo o Brasil, estabelecendo populações em vida livre e se tornando séria praga agrícola, especialmente no litoral. Atacam e destroem plantações, com danos maiores em plantas de subsistência de pequenos agricultores (mandioca e feijão) e plantas comerciais da pequena agricultura (mandioca, batata-doce, carás, feijão, amendoim, abóbora, mamão, tomate, verduras diversas e rami).

O descaso dos governos municipais, estaduais e federal pela situação e o incentivo desses governos à criação do molusco contribuem ativamente para o agravamento da invasão, dos danos agrícolas e das doenças transmitidas pelos moluscos dessa espécie.