Chuvas devolvem esperança aos produtores da região de Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Chuvas devolvem esperança aos produtores da região de Fernandópolis
Depois de um período de poucas chuvas em outubro, novembro e dezembro de 2007, os produtores agrícolas da região de Fernandópolis vêem renascer a esperança de uma boa safra com os índices pluviométricos de janeiro.

Segundo o engenheiro agrônomo Mauro Macchi, assistente agropecuário da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), “houve perdas no plantio de milho, em alguns casos até total. Além disso, a lagarta proliferou com a falta de chuvas e destruiu as lavouras, chegando a atacar até o capim colonião”.

As planilhas das chuvas dos meses de outubro (27,4 mm), novembro (98,1 mm) e dezembro (110,8 mm) mostram a defasagem hídrica, se comparadas ao mesmo período em 2006, quando outubro teve 120 mm, novembro 98,1 mm e dezembro nada menos que 208 mm (dentro dos 200 mm esperados).

Em janeiro de 2008, porém, os índices alentam os produtores. Só nos primeiros 15 dias, choveu 170 mm (91 mm só no dia 14). Para Mauro Macchi, é hora de plantar ou mesmo replantar. “Infelizmente, o atraso da safra atrasará também a safrinha. É possível plantar milho e soja, por exemplo. Só que a segunda safra terá que ter irrigação, porque acontecerá lá por junho, um período de seca”.

Segundo dados da CATI, muitos produtores deixaram de plantar no mês de novembro, época mais comum do plantio, por causa da deficiência hídrica.