Prefeitura altera sentido de ruas para melhorar o trânsito

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitura altera sentido de ruas para melhorar o trânsito
Após um minucioso planejamento a Prefeitura, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), está realizando alterações no sistema viário de trânsito da cidade para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança de condutores e pedestres. As alterações estão sendo executadas pelo setor de sinalização do Departamento de Obras Públicas.

As modificações na malha viária da cidade começaram a ser implatadas no ano passado, com a alteração do sentido de ruas dos bairros Jardim América e Santa Helena, que passaram de mão dupla para mão única. Segundo o chefe do Demutran Ricardo Corrêa, devido a ligação com a Avenida Expedicionários Brasileiros, esse tipo de tráfego aumentava o risco de acidentes. No começo deste ano, o projeto atingiu o bairro Coester, que teve ruas e avenidas alteradas para proporcionar a mesma segurança e fluidez do trânsito. As modificações devem se estender por toda cidade.

O projeto de hierarquização do sistema viário da cidade foi elaborado pelo Demutran, em parceria com o Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), que é composto por representantes de entidades da sociedade civil, como a Polícia Militar, Associação de Engenheiros, Ciretran e pelo Poder Executivo. Nesse projeto foram definidas as mudanças necessárias para melhorar a acessibilidade e a mobilidade do trânsito, alterando o sentido de ruas e avenidas dando uma nova alternativa de acesso ao centro, desafogando as principais avenidas da cidade.

De acordo com o projeto, gradativamente ruas e avenidas, que fazem a interligação com o centro ou cruzam avenidas de acesso rápido a área central da cidade, serão transformadas em mão única. As alterações vão ao encontro de reinvidações antigas da população, que anciava por mudanças no trânsito, devido a acidentes ocorridos em muitos pontos críticos do município.

Aliado ao trabalho de alterações no trânsito, a Prefeitura têm intensificado a sinalização de ruas e avenidas, recuperação e instalação de placas de trânsito e treinamento de funcionários. No ano passado, toda a sinalização da malha urbana de ruas e avenidas, desde as periféricas até as centrais foi refeita. Aproximadamente 300 placas de regulamentação de vias e 15 indicativas foram recuperadas e instaladas e placas de regulamentação de velocidade foram fixadas nas principais avenidas da cidade em intervalos de 200 a 300 metros de distância.