O deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP) apresentou ao presidente Lula e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, projeto para a criação de uma plataforma logística multimodal para escoamento da safra de açúcar, álcool, carne, frutas e grãos do interior do Estado. Trata-se do Pólo Logístico de Água Vermelha, situado no município de Iturama (MG), e a 55 km de Fernandópolis.
A proposta prevê ainda a criação do Alcoduto Brasil centro-Sul, ligando o noroeste de São Paulo, o sul de Goiás, o extremo oeste do Triângulo Mineiro e o nordeste do Mato Grosso do Sul.
Segundo Devanir, a proposta está sendo analisada pela Casa Civil e pelo Ministério dos Transportes. Também a apresentamos ao diretor nacional de Abastecimento da Petrobrás, e ouvimos que a empresa tem interesse na criação do Pólo Intermodal de Água Vermelha, afirmou.
Favorecem a instalação do Porto Intermodal a posição estratégica dista 600 km do porto de Santos e 800 km do porto de Sepetiba (RJ) e a proximidade a duas das mais importantes áreas de produção agrícola do país.
O Pólo Logístico de Água Vermelha envolve as prefeituras de Guarani DOeste, Fernandópolis, São José do Rio Preto, Araraquara e São Carlos, além da mineira Iturama.