Documento pedirá a secretário da Saúde UTI neonatal para Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Documento pedirá a secretário da Saúde UTI neonatal para Fernandópolis
Um abaixo-assinado organizado por integrantes da sociedade civil – entre eles, o oficial de Justiça Antonio Leal da Silva – está correndo as ruas de Fernandópolis. Os participantes colhem assinaturas para reivindicar ao secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, uma unidade de terapia intensiva neonatal para a Santa Casa da cidade.

No texto do documento, argumenta-se que Fernandópolis é uma cidade com quase 70 mil habitantes, e tem na comarca outros seis municípios – Meridiano, Macedônia, Pedranópolis, Indiaporã, Guarani D’Oeste e Ouroeste – que também se utilizam freqüentemente dos serviços do hospital.

Além disso, prossegue o texto, “muitas outras cidades, até mesmo de outros estados, utilizam os serviços da Santa Casa, o que torna imperiosa a instalação da UTI neonatal”.

O movimento teve início após o caso de Rita de Cássia dos Santos, de 28 anos, cujas filhas gêmeas morreram nos dias 12 e 14 de dezembro, por falta de vagas nas unidades neonatais dos hospitais da região. “Se houvesse essa unidade em Fernandópolis, as crianças não teriam morrido”, garantiu um médico na ocasião. O caso provocou uma intervenção na Diretoria Regional de Saúde de São José do Rio Preto (DRS-15).

Segundo Antonio Leal, os ativistas pretendem coletar cerca de 10 mil assinaturas antes de enviar o documento a Barradas Barata.