Na tarde desta segunda-feira, 26, um Boletim de Ocorrência foi assinado pelo vereador Francisco Afonso de Albuquerque, acusando a Farmácia Municipal por deixar vencer 21.000 comprimidos do anticoncepcional Nociclin.
Foram exatamente 20 caixas com cinqüenta cartelas contendo 21 comprimidos cada, do anticoncepcional, composto pelos princípios ativos Levonorgestrel + Etinilestradiol, distribuído gratuitamente pela Farmácia Municipal, localizada na Central da Saúde.
Funcionárias da Farmácia, que preferiram o anonimato, afirmaram que é de responsabilidade do Ministério da Saúde o envio desse medicamento.
Várias cargas desse medicamento chegam aqui pra nós muito próximo da data de vencimento, o que provoca a perda de medicamentos. Isso ocorre devido ao curto período de tempo em que certos remédios permanecem em nossa Farmácia, após chegarem com o prazo de validade muito próximo do vencimento. Hoje (segunda-feira), é o dia da semana que a empresa Merjan de São José do Rio Preto, responsável pela incineração de medicamentos vencidos, passa para recolher remédios vencidos em todas as farmácias de Fernandópolis, inclusive a Municipal, disse uma das funcionárias.
Há muitos medicamentos vencendo na Farmácia Municipal, e por isso eu fiz o B. O., para fiscalizar a causa e de quem é a responsabilidade por esse desperdício, disse o vereador.