Cidade tem trânsito e transporte público “entre os melhores do país”, diz pesquisa

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Cidade tem trânsito e transporte público “entre os melhores do país”, diz pesquisa
Pesquisa da associação Nacional de Transporte Público (ANTP), classificou Fernandópolis entre as dez melhores cidades do Brasil em dois quesitos: índices de transporte coletivo e trânsito em 2006.

Na pesquisa, que é feita anualmente, Fernandópolis ficou em 4º lugar no item menor tarifa de transporte coletivo e em 6º no quesito Recursos Humanos no Trânsito por mil habitantes, que mede o número de funcionários públicos no trânsito para cada mil habitantes. O município conta com 1,22 funcionários para cada grupo de mil habitantes.

A pesquisa faz parte do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana, desenvolvido pela ANTP em parceria com o BNDES. Consiste em um banco de dados e informações especialmente desenhado para permitir aos setores públicos federais, estaduais e municipais, o adequado acompanhamento das várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e trânsito urbanos dos municípios brasileiros, com população superior a 60 mil habitantes.

A análise de consistência dos dados é feita em duas etapas: consistência dos dados informados no mesmo ano; e consistência dos dados em relação aos dados informados em outros anos.

Num primeiro momento os dados mais importantes são submetidos a uma avaliação de indicadores, verificando a consistência dos dados no mesmo ano. Para o Transporte Coletivo são avaliados os indicadores de PVD (Passageiro por Veículo por Dia), PMA (Percurso Médio Anual dos veículos) e IPK (Índice de Passageiros por Quilômetro). Para o trânsito são avaliados os indicadores de RH/hab. (Recursos Humanos no trânsito por mil habitantes), RM/hab. (Recursos Materiais no trânsito por mil habitantes) e IS/hab. (Interseções Semafóricas por mil habitantes).

A outra etapa de consistência refere-se à comparação das informações fornecidas para o ano com as informações fornecidas para anos anteriores, verificando se há variações significativas entre dados. Identificados os dados em que há dúvidas quanto à consistência, o órgão responsável pela informação é contatado para confirmar ou retificar o dado. As viagens de transporte coletivo são estimadas em função da quantidade de empregos no comércio e da renda do chefe da família.

O sistema foi desenvolvido para agregar mais de 150 dados básicos dos 437 municípios, com 60 mil ou mais habitantes em 2003, obtidos por meio de questionário enviado pela ANTP e preenchidos pelos responsáveis do transporte e trânsito municipais e metropolitanos. A abrangência das áreas consideradas é a seguinte: ônibus municipais; ônibus metropolitanos; metrô ferroviário; trânsito e mobilidade urbana.