O professor de educação física Paulo Seizabulo Miyamoto, 58, recebeu no último dia 15 de outubro o título de Cidadão Arujaense outorgado pela Câmara Municipal de Arujá.
Conhecido como Paulinho Japonês, ele é o terceiro filho de uma família de sete irmãos muito conhecida em Fernandópolis. Seu pai era o popular Dito Rococó, que por muitos anos foi proprietário do Bar São Pedro, no centro da cidade. Dito faleceu há dois anos.
Paulinho cursou a faculdade de educação física em São Carlos. Desde jovem ele se destacou como esportista, especialmente na natação e no atletismo. Depois de formado, foi morar em São Paulo, no início da década de 70. Lecionou algum tempo em Jacareí. Pouco depois, decidiu tomar novos rumos, e acabou chegando à cidade de Arujá, onde permanece até hoje, depois de quase quatro décadas.
Professor exigente, ele sempre conseguiu de seus alunos bons resultados nas disputas esportivas e ajudou a revelar grandes atletas. Corintiano, pai de dois filhos (Rafael e Natasha), Paulinho não gosta de pescar nem de fotografar, os hobbies mais comuns entre os descendentes de japoneses. Sua paixão é mesmo o motociclismo, a sensação de liberdade sobre duas rodas. Ele já viajou de motocicleta por todo o país, inclusive pela Transamazônica.
Em Arujá, uma de suas grandes contribuições sociais foi a criação do Pão com Mortadela, um projeto pedagógico e esportivo aplicado na rede pública que visa à formação de cidadãos responsáveis e atletas.