FEF e Unicastelo iniciam negociações para instalação de TV Universitária

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

FEF e Unicastelo iniciam negociações para instalação de TV Universitária
Canal será na TV a cabo e compartilhado pelas duas instituições de ensino

A FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) e a Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) começaram, na última segunda-feira, dia 5 de outubro, as reuniões que poderão resultar em parceria para a instalação de um canal de TV universitário na cidade.

A possibilidade surgiu a partir da vinda da TV Cabo Mix para Fernandópolis. De acordo com a Lei 8.977/95, que dispõe sobre serviços de TV a cabo no Brasil, toda operadora de televisão por assinatura dessa modalidade é obrigada a ceder um canal gratuito para uso das instituições de ensino superior locais, que deverão administrar o canal em sistema compartilhado, o que só vem a fortalecer a parceria entre FEF e Unicastelo.

Participaram da reunião de segunda-feira Luiz Vilar de Siqueira, presidente da FEF, Amauri Piratininga Silva, diretor geral do câmpus da Unicastelo em Fernandópolis e o professor Francisco Machado Filho, coordenador do curso de Jornalismo da Fundação. A partir deste primeiro contato sobre o assunto, as instituições deram início ao processo de instalação do canal, que será disponível apenas para os assinantes da TV a cabo.

O sistema compartilhado para a gestão do canal será tanto para os investimentos na montagem da estrutura da TV, quanto para a programação a ser exibida, que será somente local e não retransmitirá conteúdo de nenhuma outra emissora. A gestão do canal será feita por meio de um Conselho Gestor, a ser indicado pelas duas instituições, que trabalhará junto à Diretoria Fiscal e ao Conselho Ético da TV.

Acredita-se que se houver condições técnicas e o cronograma de instalação for agilizado, o Canal Universitário de Fernandópolis poderá entrar em operação no primeiro semestre de 2008. A programação deverá contar com conteúdo que tanto mostre as atividades desempenhadas pela FEF e pela Unicastelo em Fernandópolis e região, bem como programas educativos e culturais, que estimulem a participação da população e a discussão de soluções para problemas locais.