A indústria frigorífica da região de Jales acaba de sofrer novo abalo com a confirmação, na semana que passou, do fechamento da unidade de Jales do frigorífico da International Food Company (IFC), que gerava 560 empregos diretos.
A empresa passou a operar em Jales no dia 2 de janeiro. Antes, a IFC produzia e exportava beef jerky, um snack de carne bovina defumada, e pratos prontos. A unidade de Jales, agora desativada, estava habilitada a exportar para a União Européia, Irã, Rússia e Egito.
Os avisos prévios começaram a ser distribuídos no dia 15 de outubro. Estima-se que somente 10% dos desligados em Jales poderão ser reaproveitados em outras unidades da empresa.
Segundo o gerente Rogério Limoni, a direção da IFC optou pela desativação de Jales por passar a operar frigorífico próprio, em Nova Xavantina-MT. Em Fernandópolis, a IFC vai continuar ocupando as instalações arrendadas do Frigorífico Mozaquatro.
Estima-se que os 560 empregos diretos representam apenas um terço do problema, que pode atingir, ao todo, 1.500 pessoas. (Fonte: Jornal de Jales)