Esta semana o Centro de Apoio à Educação e Formação do adolescente CAEFA, contou com a visita do empresário Raimundo Verde de Macedo (proprietário da Dri-Calçados e Pejô Supermercado) e seu gerente Demétrio Domingos Ribeiro (gerente do Pejô Supermercado) para palestrar para os adolescentes do Programa Educação para o Trabalho PET.
O tema da palestra foi A importância da excelência no atendimento ao cliente, um assunto muito importante para colaborar com o desenvolvimento dos futuros profissionais.
Os adolescentes do PET estão atualmente em aprendizado na oficina de Excelência no Atendimento ao Cliente. A participação de empresários competentes valoriza a busca continua de informação, possibilitando ao adolescente a construção do seu próprio conhecimento reforçando referências éticas e de cidadania, possibilitando melhor interação com a sociedade, enfatizou Sandra Moreira, assistente social do CAEFA.
Raimundo e Demetrio sensibilizaram os adolescentes para a importância das relações com os diversos públicos garantindo a qualidade no atendimento como fator estratégico para posicionamento de mercado.
Esses adolescentes começarão a trabalhar em meados de novembro e serão encaminhados para o mercado de trabalho na condição de Jovem Aprendiz.
O programa Jovem Aprendiz baseia-se na Lei do Menor Aprendiz (10.097/2000) para desenvolver ações educativas e de geração de renda para adolescentes entre 16 e 18 anos. Nos últimos trinta e sete anos, mais de 20 mil jovens foram capacitados e encaminhados para o primeiro emprego, em empresas e órgãos públicos. A qualificação para o trabalho e para uma nova vida é feita com metodologia e material didático desenvolvidos pelo CAEFA em parceira com SENAC Votuporanga.
A iniciativa tem impacto direto no combate à evasão escolar, delinqüência juvenil e na qualidade do relacionamento familiar do jovem aprendiz. Em Fernandópolis, o programa atende hoje a cerca de 200 adolescentes das classes D e E, beneficiando indiretamente 500 famílias. O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa sócio-educativa-ambiental reconhecida pela Unesco, destacada por organismos internacionais que apóiam o empreendedorismo social como Ashoka Empreendedores Sociais, Fundação Avina e Schwab Foundation.