Já estão abertas as inscrições para o 1º Fórum de Estratégia e Marketing Político da região Noroeste que acontece de 9 e 10 de novembro, no Centro de Convenções da Acirp, em São José do Rio Preto.
Uma das principais atrações do evento é a palestra do marqueteiro Chico Santa Rita um dos mais importantes e reconhecidos especialistas e marketing político do Brasil. Santa Rita dirigiu mais de 100 campanhas, de prefeito a presidente, colhendo muitas vitórias.
Ainda vão estar presentes profissionais especialistas em legislação eleitoral, comunicação, pesquisa e assessoria de imprensa.
O evento tem como objetivo trazer as novas idéias, conceitos e estratégias utilizadas para chegar às urnas nos dias de hoje. Atualmente os profissionais de marketing, pré-candidatos e candidatos à reeleição têm um desafio de entender as mudanças ocorridas no cenário político nacional e o novo eleitor.
Já não bastam mais os santinhos e cabos eleitorais para levar um candidato às urnas. Pensar estrategicamente na campanha política e no eleitorado é o conceito básico que todo político deve compreender para obter sucesso nas urnas. Isso porque o eleitor atual quer seriedade, comprometimento, transparência, ética, e políticos bem-preparados para representá-los nos cargos públicos.
O Fórum é direcionado a prefeitos, vereadores, secretários gestores públicos em geral pré-candidatos, profissionais da comunicação, como jornalistas, publicitários, assessores políticos, empresários e público interessado em marketing.
Estão confirmadas as presenças de Ângelo Gonçalves, empresário e membro da ABCOP Associação Brasileira de Consultores Políticos e diretor da Sinfor, Arnaldo Silva Júnior, advogado e consultor administrativo e eleitoral, Cláudia Lacerda, jornalista assessora de comunicação, e Marcelo Puppi, conselheiro político e moderador dos seminários políticos do Instituto Friedrich Naumann, ex-candidato ao governo do Estado Paraná.
Eles darão os conceitos e dicas de como fazer uma campanha passo-a-passo, como transmitir mensagens certas para os eleitores potenciais, conhecer as novas formas de comunicação, a imagem do candidato e a lei eleitoral.
Confira a programação abaixo:
9 de novembro
19h00 às 19h30: Recepção e credenciamento
19h30: Palestra Magna
Palestrante: Chico Santa Rita, publicitário e jornalista Ex - Editora Abril e ex - TV Globo, foi um dos pioneiros do marketing político no Brasil, especializando-se como consultor e estrategista. Dirigiu mais de 100 campanhas em todos os níveis - de prefeito a presidente - colhendo muitas vitórias. Principais trabalhos: Quércia, Covas, Jáder Barbalho, Fleury, Marconi Perilo, Dr. Ulysses, Collor, Amazonino Mendes, Jarbas Vasconcelos, André Puccinelli, Zaire Resende, Romeu Tuma e Campanha do Presidencialismo.
20h30: Debate
21h30: Lounge Networking
10 de novembro, sábado
8 às 8h30: Credenciamento e welcome coffee
Passo a passo do marketing político
8h30 às 10h: Palestra - Planejamento de campanha e pesquisa
Palestrante: Ângelo Gonçalves, formado em Administração de Empresas e Pós- Graduado em Gestão de Marketing, diretor proprietário da SINFOR, é responsável pelo planejamento, e definição das estratégias a serem implementadas, possui experiência em campanhas publicitárias e eleitorais, desde o seu planejamento até a sua execução. Um dos destaques foi a coordenação das campanhas dos deputados: José de Freitas Maia (Presidente da Comissão de Orçamentos AL-MG) e Narcio Rodrigues (vice-presidente da Câmara dos Deputados).
10h às 10h15: Debate
10h15 às 11h: Palestra - Legislação Eleitoral
Palestrante: Arnaldo Silva Junior, advogado formado pela Universidade Federal de Uberlândia, com pós-graduação em Processo Civil. Trabalhou como consultor jurídico junto à Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados.
Atualmente como sócio fundador do escritório Ribeiro Silva Advogados Associados, tem como aplicação específica na área de consultoria administrativa e eleitoral.
10h45 às 12h: Debates
13h às 14h30: Palestra O trabalho de uma assessoria de imprensa, bem como seu papel no contexto político.
Palestrante: Cláudia Lacerda, jornalista, pós-graduada em Administração, com ênfase em Comunicação Empresarial, trabalhou dois anos no jornal Diário da Região (jornal regional de Rio Preto), um ano e cinco meses na revista Veja.
e seis anos na Folha de São Paulo. Atualmente, desenvolve projetos na área de Assessoria de Comunicação. É professora de Comunicação Social, disciplinas jornalismo on-line e assessoria de imprensa.