A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis promovem no dia 27 de outubro, sábado, o II Simtesc e I Simteme (Simpósio de Terapia Intensiva e Emergência Médica da Santa Casa de Fernandópolis). O evento começa às 8h e tem programação que se estende o dia todo no câmpus I da Fundação Educacional de Fernandópolis.
O principal objetivo deste evento é promover a reciclagem das técnicas empregadas na terapia intensiva e na emergência médica, reunindo estudantes e profissionais das áreas de Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, explica Luiz Flávio Franqueiro, que é cardiologista, médico intensivista e atual coordenador do Pronto Socorro da Santa Casa.
As inscrições, que podem ser feitas pelo (17) 3465 6122 (com Elza), estão abertas para interessados em toda região, mas as vagas são limitadas. O investimento para participar de todas as palestras é de R$ 40.
Na programação, seis palestras com temas variados. O Dr. José Antonio Sanches, da Faculdade de Medicina de Catanduva, falará sobre atendimento do grande queimado na sala de emergência. Logo depois, a Dra. Shirlene Pavelquieres, da Faculdade de Medicina de Marília, vai discutir sobre o papel da Enfermagem na abordagem ao paciente grave. José Renato de Oliveira Leite, coordenador do curso de especialização em Fisioterapia Cardiorespiratória do Incor (ligado à USP), ministrará a terceira palestra, sobre atualizações da ventilação não invasiva.
A prevenção e o controle de infecção em situações críticas é o tema da quarta palestra, com Dirceu Carrara, da Escola de Enfermagem da USP. O evento segue com o Dr. André Luciano Baitello, doutor em Medicina pela FAMERP, que vai falar sobre o ABCDE do politraumatismo. A última palestra da tarde será sobre a abordagem fisioterapêutica no paciente traqueostomizado, também com José Renato Leite, do Incor HC FMUSP.
O evento tem o apoio da FEF, Unicastelo, Unimed de Fernandópolis, Grupo Arakaki e Med Rio.